B­Guest, Climber, Infraspeak, TeamOutLoud e VPS são as cinco startups portuguesas ligadas ao sector da hotelaria que decidiram juntar-­se para criar o ​Hotel­Up​, um consórcio com o objectivo de potenciar o sector da hotelaria em Portugal.

​O bom momento que se vive neste momento no sector hoteleiro mundial, e particularmente em Portugal, é caracterizado por um aumento do volume de turistas (aumento da procura) e das receitas hoteleiras. Este excedente financeiro dá uma oportunidade aos hoteleiros de investirem em novas tecnologias que valorizam ainda mais a sua oferta e tornem as suas operações mais eficientes.

Esta necessidade emergente de inovar dentro do sector, e que o está a tornar cada vez mais competitivo, é a razão pela qual surgiram estas startups.

É nesse cenário que cinco startups tecnológicas portuguesas ligadas a hotelaria se juntam para se apoiarem na modernização deste importante sector da economia portuguesa.

As startups que no conjunto contam com mais 60 colaboradores e cinco milhões de financiamento, actualmente já trabalham com 189 hotéis, das redes Vila Galé, Pestana, Sheraton, Intercontinental, Bairro Alto Hotel, Discovery Hotel Management (DHM), entre outros. As empresas, apesar de recentes, já operam em quatro países, no entanto, a curto prazo o objetivo passa pela expansão internacional e a liderança dos seus respectivos mercados.

O Consórcio ​Hotel­Up​ é constituído por B­Guest – ​Plataforma de Marketing Digital que permite que os hotéis comuniquem com os seus hóspedes antes, durante e após as suas estadas, de forma automatizada e através de diversos canais (E­-mail, SMS, Push Notification e Facebook Messenger), para aumentar as suas receitas e influenciar positivamente o seu ranking no TripAdvisor.

Climber Hotel – Solução inteli​gente de gestão de preços (​Revenue ​Management) é outra das empresas que ajuda hotéis independentes a maximizar a receita através de tarifas dinâmicas.

Já a Infraspeak – Solução web/mobile/sensores permite aos hotéis centralizar toda a informação sobre a sua manutenção, aumentando a sua eficiência, a disponibilidade dos quartos e a satisfação dos clientes, reduzindo custos e burocracia em mais de 70%.

A TeamOutLoud – ​App social empresarial (com funcionalidades de uma rede social, como o news feed, notificações, posts) é uma ferramenta de reconhecimento entre colaboradores que permite aumentar o engagement e a produtividade de todos os colaboradores.

Por fim, a Virtual Power Solutions ​(VPS) é uma empresa focada na prestação de serviços de gestão de energia que aliam a monitorização/controlo dos consumos numa poderosa plataforma proprietária à reconversão eficiente de grandes edifícios.

De acordo com Felipe Ávila da Costa, fundador da Infraspeak, “​a combinação de recursos humanos altamente qualificados, um mercado turístico forte e um ecossistema de empreendedorismo que cada vez mais incentiva e apoia os empreendedores, coloca Portugal numa posição privilegiada para lidera​r a inovação neste sector”.

Assim, as cinco startups juntam-se com o objectivo de dar mais valor aos seus clientes através da venda conjunta e interligação entre os seus produtos, partilha de boas práticas e outras acções conjuntas que tragam visibilidade e eficiência para as empresas e clientes.

Ana Ventura, fundadora da TeamOutLoud, refere que “​ao partilharmos boas práticas e aprendizagens seremos melhores a acresc​entar valor aos nossos clientes”.

Foto: Bairro Alto Hotel