O presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, anunciou que Fátima vai assinalar o encerramento do Centenário das Aparições com a Conferência Mundial da Organização Mundial de Turismo (OMT). Mas outras acções estão na calha para promover o turismo religioso da região.
Em declarações à agência Lusa, Paulo Fonseca afirmou que teve uma reunião com o secretário-geral da OMT, no âmbito da conferência sobre ‘Turismo e Património Religioso’ que decorreu na Holanda, e da qual saiu a organização da Conferência Mundial da OMT em Fárima que deverá ocorrer na segunda quinzena de Novembro de 2017.
Outra iniciativa que resultou deste encontro foi a integração de Fátima numa rede de cidades turísticas que integra 26 cidades mundiais, entre as quais Xangai, na China, Paris, em França, ou Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA). Esta rede tem por missão “reflectir sobre o futuro do turismo”.
Está igualmente programado um workshop sobre turismo religioso que vai ser co-organizado entre a OMT e a autarquia de Ourém e que está agendado para Março de 2017.
Todas estas acções fazem parte de uma operação de promoção turística no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima que a autarquia vai levar a cabo em conjunto com a Junta de Freguesia de Fátima e a Associação Empresarial Ourém-Fátima (ACISO).
A nível internacional a promoção de Fátima passa ainda pela Colômbia, EUA, Coreia do Sul, Filipinas e parte da Indonésia, que, segundo o autarca, são “destinos turísticos que não são prioritários para o Turismo de Portugal, mas são importantíssimos para Fátima”.
No evento que decorreu na Holanda, Paulo Fonseca reuniu ainda com responsáveis de um programa de rotas culturais do Conselho da Europa que perspectiva criar “uma nova rota com base no turismo religioso”.
A autarquia de Ourém tem ainda em fase de projecto um programa de requalificação urbana que, de acordo com o presidente de Ourém, se encontra em “negociação com o Governo”. Entre as obras equacionadas neste projecto está o surgimento da nova avenida Lúcia dos Santos, numa homenagem à Irmã Lúcia, e que, numa primeira fase, vai desenvolver-se entre a rotunda Sul e a sede de freguesia de Fátima, estendendo-se depois ao Santuário de Nossa Senhora da Ortiga.
Paulo Fonseca diz que o município está “à procura de mais visitantes para o futuro, de mais dormidas e de uma diminuição da sazonalidade”, pelo que a visita do Papa Francisco “não é um fim, mas o início de um novo capítulo na promoção de Fátima”.
Foto: Santuário de Fátima