O nível de confiança médio no sector do turismo atingiu o valor mais elevado de sempre, segundo dados do último Barómetro do Turismo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT).

De acordo com o instituto, o índice de confiança médio no desempenho do sector do turismo atingiu, em Setembro, o valor mais elevado desde Março de 2010, chegando aos 83,6 pontos, um acréscimo de 2,8 pontos face ao último registo observado em Abril de 2016.

A mesma fonte revela que nos próximos seis meses a actividade do turismo, a procura turística externa e o investimento privado deverão registar aumento. Por sua vez, o painel acredita que a carga fiscal, o investimento público e a procura turística interna deverão manter-se, sendo que 35 por cento admite que o investimento público poderá mesmo diminuir.

Cerca de 80 por cento dos respondentes acreditam que o Natal e Fim-de-Ano de 2016 vão ser melhores que os de 2015 no que toca a receitas, dormidas e número de turistas, no que se refere ao mercado externo. Já o mercado interno deverá registar uma evolução idêntica ao ano anterior.

O painel do Barómetro elencou a promoção e comunicação, a qualificação dos RH e a redução da carga fiscal e apoio às empresas como as principais apostas para o desenvolvimento sustentável do turismo nacional.

Numa altura em que o Reino Unido se prepara para abandonar a União Europeia, e sendo este um dos principais mercados emissores de turistas para Portugal, o IPDT procurou saber qual a opinião do painel acerca do possível impacto do Brexit no turismo nacional. A significativa maioria dos inquiridos (77 por cento) acredita que a saída não terá consequências no sector.

O Barómetro do Turismo é um projecto do IPDT lançado em 2006 que conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do sector do turismo nacional.

Foto: Anabela Loureiro