A Meliá Hotels International é, uma vez mais, a empresa do sector de turismo com maior capacidade de atrair e reter talentos, informação divulgada na 11ª edição do Merco Talento realizada em Espanha.
O Grupo hoteleiro sobe quatro posições, encontra-se agora no 16º lugar do ranking que inclui as 100 empresas espanholas líderes na gestão de pessoas. Um dos critérios fundamentais para este crescimento é a reputação do Grupo Meliá Hotels International.
O Merco é o monitor de reputação de referência em Espanha e na América Latina. A avaliação do Merco Talent analisa aspectos como a qualidade do trabalho, valor como ‘Marca Empregadora’ e a reputação interna, seguindo uma metodologia avaliada pela pelo auditor independente KPMG. A elaboração deste monitor de reputação contou com a opinião de quase 19.000 pessoas, incluindo especialistas e responsáveis de recursos humanos, estudantes universitários e escolas de negócios, público em geral e colaboradores das próprias empresas analisadas.
O crescimento internacional da Meliá Hotels International, com presença em 43 países e mais de 42.000 funcionários de 142 nacionalidades e a aceleração da sua transformação digital resultou num modelo de evolução estratégica da gestão de pessoas que assegurar a identificação de talentos, o alinhamento ao negócio e o desenvolvimento profissional das suas equipas.
A Meliá Hotels International tem continuamente aprofundado a sua cultura de compromisso, que se reflecte no mais recente levantamento de dados de clima interno. Assim, o índice de orgulho de pertença é de 91%, enquanto a taxa de compromisso com a organização é de 89%. Para obter estes resultados, o Grupo consolidou as suas políticas de conciliação na empresa, programas internos de desenvolvimento e de liderança, ferramentas de aprendizagem contínuas, espaços de comunicação, participação e partilha de conhecimento interno, entre outros. As oportunidades de crescimento profissional dentro do Grupo estão reflectidas nos dados de novas posições directivas abrangidas pela promoção interna, que em 2015 foi de 74%. Igualmente importante é a sua capacidade de reter talentos, com índices de rotatividade voluntária de posições directivas fundamentais inferiores a 5%.
Por outro lado, a empresa também reforçou a sua estratégia para melhorar a sua imagem externa como marca empregador e reforçou a sua relação com o mundo académico, através de acordos de colaboração com as principais universidades e escolas de turismo e empresas em todo o mundo, com o objectivo de promover a excelência na educação e as competências dos profissionais do sector. Além disso, um dos pilares da estratégia de responsabilidade corporativa da Meliá Hotels International passa por promover a empregabilidade dos jovens e, entre outras acções, a Meliá estabeleceu um programa de práticas que pretende facilitar aos alunos recém-licenciados o acesso ao mercado de trabalho.