Com o lançamento dos ‘Retiros Corporativos’, a Power2Blossom, empresa com experiência em coaching e formação executiva, prevê contribuir para o combate à sazonalidade turística nos Açores.

Trata-se de um programa personalizável onde equipas e executivos desenvolvem treino de competências, auto-conhecimento e treino experiencial num local que facilita os insights transformadores: os Açores.

Tendo em conta os calendários e a disponibilidade das equipas empresariais e dos executivos, é na chamada ‘época baixa’ (Outubro a Maio) que estas iniciativas corporativas se desenrolam pelo que se apresentam como uma opção que contribui para um maior equilíbrio para o turismo regional, complementando a época forte do turismo de lazer.

Os Açores revelam-se um espaço privilegiado para estes ‘Retiros Corporativos’. Além de serem um destino fortemente inspirador, em termos de infra-estruturas – transporte, estada, restauração e actividades locais – possuem uma oferta diversificada e com qualidade que permite criar experiências de formação verdadeiramente memoráveis. Também o turismo de lazer será beneficiado uma vez que a beleza natural dos Açores tem um impacto positivo, levando a que as pessoas envolvidas nesta actividade, se proponham voltar num regime pessoal, com família e amigos.

Sabendo o quanto o cenário atua directamente - como activador ou criador de memórias - nas dinâmicas propostas, o facto de se realizar longe do ambiente habitual para os participantes, permite aumentar o foco individual, desbloqueando padrões, rotinas e processos mentais, o que vai activar recursos que podem estar habitualmente inacessíveis. Dessa forma, as mudanças práticas podem ser imediatas. Um cenário diferente permite aceder a padrões mentais diferentes e, como tal, facilita resultados e o acesso a ideias e insights criativos poderosos.

Luísa Vasconcelos, CEO da Power2Blossom, explica porque decidiram lançar estes ‘Retiros Corporativos’: “Ao longo dos últimos anos, tem sido cada vez maior o número de sessões de treino de competências que temos vindo a fazer fora 'de sala'. A psico-geografia é muito relevante uma vez que o ambiente pode condicionar ou desenvolver insights. Esse feedback contínuo e a nossa experiência no trabalho que temos desenvolvido foi-nos levando a estruturar um conceito onde o cenário pudesse atuar como interveniente activo nos resultados dos processos de coaching e de formação, e os Açores são o cenário perfeito para isso”.

Na estrutura dos ‘Retiros Corporativos’, a Power2Blossom inclui treino de competências, numa perspectiva mais executiva, e treino experiencial, para desbloquear o potencial criativo e de insights pessoais. Estes 'módulos’ são sempre personalizados de acordo com os objectivos de cada cliente e resultam de um trabalho conjunto com a Academia Fale Menos – Comunique Mais Carla Rocha.

Hotel Royal Garden, Azores Airlines, Futurismo, Autatlantis, Barriga de Freira, Herdade do Cebolal e Adega Virtual são os primeiros parceiros locais a aderir a esta iniciativa.

“Tem sido propósito do grupo SATA levar a cabo a missão de apostar em novas iniciativas e oportunidades para os Açores enquanto companhia aérea e ajudar com novas ideias que contribuam para o desenvolvimento do turismo, tal como acontece com a iniciativa da Power2Blossom, no que diz respeito ao turismo corporativo”, explica Ana Cabral Rodrigues, directora de Marketing e Comunicação do Grupo SATA, sobre esta parceria.

Foto: Anabela Loureiro