O 28.º Congresso da AHP encontra-se a decorrer em Ponta Delgada, nos Açores. No evento ficou a saber-se que a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) quer lançar uma plataforma online de reservas para os hotéis nacionais em 2017.

O representante da AHP revelou que esta plataforma segue as tendências internacionais, será diferente do Booking e tem como objectivo que “a hotelaria portuguesa tome nas suas mãos um pouco da distribuição e do seu futuro”. Na prática será um agregador da oferta hoteleira no nosso País mas que permite, de igual modo, comparar preços e ver as promoções disponíveis. O mesmo responsável adiantou que este projecto candidatou-se a fundos comunitários, nomeadamente a um apoio no âmbito do Compete - Sistema de Incentivos às Acções Colectivas (SIAC) que será de 70%, e deverá chegar ao online “em 2017”.  

A presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, explicou que a nova plataforma vai encaminhar as reservas para os sites dos hotéis que “ficam, assim, donos do seu negócio”, acrescentando que este será um serviço ao alcance de “todos”, não sendo exclusivo aos seus associados.

Cristina Siza Vieira esclareceu que o objectivo “não é entrar em concorrência directa com a Booking, o que seria uma guerra perdida, é apenas permitir que cada hoteleiro faça a sua gestão de preço, por exemplo”. Até porque, como a AHP adianta, existem unidades hoteleiras em Portugal cujo negócio depende até 90% das reservas efectuadas através do Booking.

Refira-se que o 28.º Congresso da AHP decorre até ao dia 18 de Novembro de 2016, nos Açores, e conta com a participação de cerca de 400 agentes do sector hoteleiro.