Embora as expectativas dos hoteleiros do Algarve estivessem elevadas, a realidade é que a taxa de ocupação global média por quarto nas unidades de alojamento, durante em Dezembro de 2016, esteve ao mesmo nível do período homólogo de 2015. A culpa foi dos feriados ao fim-de-semana.
A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) revelou, em comunicado, que “o facto de o Natal e o Fim-de-Ano terem coincidido com fins-de-semana influenciou negativamente as taxas de ocupação durante o mês de Dezembro”. Com efeito, de acordo com esta associação, a taxa de ocupação global média por quarto nas unidades de alojamento do Algarve, durante o mês de Dezembro, se manteve ao mesmo nível do ano anterior, tendo atingido 34,9%”.
A mesma fonte adianta que os mercados que promoveram a maior subida ao nível da ocupação, neste período, foram o britânico (mais dois pontos percentuais), o alemão (mais 0,6 pontos percentuais) e o francês (mais 0,4 pontos percentuais). A registar descidas, estiveram os mercados nacional (desceu 1,5 pontos percentuais) e espanhol (desceu 0,6 pontos percentuais), que, de acordo com a AHETA, está “na linha do que vem acontecendo desde o início do ano”.
Ao nível de zonas geográficas, as maiores subidas ocorreram em Portimão em ex-aequo com a Praia da Rocha (mais 6,7 pontos percentuais) e Albufeira (mais 4,8 pontos percentuais). E as maiores descidas registaram-se em Vilamoura, Quarteira e Quinta do Lago (menos 6,6 pontos percentuais).
Ainda assim, há a registar uma subida do volume de vendas na ordem dos 5,8% durante o mês de Dezembro.