A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) inicia o ano de 2017 a apoiar três novos projectos: o lançamento do Mapa Cacilhas - Cristo Rei, a presidência de Setúbal no Clube das Mais Belas Baías do Mundo e o projecto Quo Vadis (Patriarcado de Lisboa). A estes, acresce a manutenção das sete experiências no programa ‘Stopover’.

No global, a ERT-RL está a proceder a um investimento na ordem dos 371.500€.

No que se refere ao apoio à produção do Mapa Cacilhas - Cristo Rei, que será lançado em Fevereiro de 2017 e descre os principais pontos de interesse e destaca as vistas sobre o Tejo e Lisboa. O mapa foi pensado para quem faz o percurso, sobretudo, de forma pedonal.

Até final de 2018, a ERT-RL apoia a presidência de Setúbal do Clube das Mais Belas Baías do Mundo (41 baías de 25 países), uma oportunidade para promover a região de Lisboa e, em particular, o turismo de natureza. Este apoio concretiza-se na produção de uma edição e de um filme que estão previstos serem lançados ainda no início deste ano.

Já o projecto Quo Vadis (Patriarcado de Lisboa) tem o objectivo de melhorar e qualificar a fruição dos bens culturais e artísticos das igrejas e dos patrimónios da Diocese de Lisboa. Este apoio consiste na criação de uma aplicação em duas línguas com os conteúdos do projecto Quo Vadis e na produção de conteúdos para desdobráveis e mono-folhas relativos aos conteúdos históricos, espirituais e culturais de nove igrejas na zona central de Lisboa - São Domingos; São Nicolau; Santa Maria Madalena; Conceição Velha; Santo António; São Cristóvão; Senhora do Socorro; São Miguel e Santo Estevão. Contempla ainda a produção de conteúdos para um conjunto de cinco rotas nos bairros históricos do Chiado, Baixa, Mouraria, Alfama e Castelo.

De acordo com esta entidade, até ao momento, 30 mil turistas já aderiram ao programa ‘Stopover’ promovido pela ERT-RL, ATL e TAP, lançado em Julho de 2016, para transformar escalas em Lisboa em estadas de um a três dias. Para estes turistas estão disponíveis, durante 2017, um conjunto de experiências, em número de sete, na cidade e na região de Lisboa.

As sete experiências são: ‘Lisboa Histórica’ com percurso pedestre pela Baixa Pombalina, Chiado, Bairro Alto; ‘Lisboa Story Centre’, bem como uma prova de Ginginha; ‘Os velhos Bairros, Lisboa Antiga’ com percurso pedestre por Alfama e Mouraria, Martim Moniz, Sé de Lisboa e Arco da Rua Augusta, inclui ainda a oferta de um café no Martinho da Arcada; ‘Belém, as Descobertas e os Navegadores’ com passeio de Tuk Tuk e prova do Pastel de Belém; ‘Sintra, Cascais e Cabo da Roca’ que contempla visita ao Mitos e Lendas de Sintra e prova de uma Queijada de Sintra; ‘Observação de golfinhos’ no Estuário do Sado; ‘A cultura do Vinho: visita a uma Adega’ em Azeitão, Bucelas ou Colares, com prova de vinho; e ‘Gastronomia e Vinhos’ que, em parceria com as Comissões Vitivinícolas de Lisboa e Península de Setúbal, pode ser acumulada com as seis experiências anteriores.