Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) deixaram a secretária de Estado do Turismo optimista. Para continuar com os bons números, Ana Mendes Godinho defende que se deve “apostar no turismo ao longo de todo o ano e em todas as regiões”.
“Os números hoje divulgados pelo INE reflectem as opções tomadas pelo Governo desde o início de 2016, nomeadamente na captação de novas rotas aéreas e operações turísticas, apoiadas num aumento da atractividade do destino Portugal ao longo de todo o ano”, afirmou a secretária de Estado do Turismo.
Ana Mendes Godinho explicou também que “estamos a apostar numa qualificação da oferta, através da diversificação do produto turístico, da captação de eventos e da dinamização da animação turística, criando vida nos destinos regionais para além da época alta”.
Assim, para 2017, o Governo vai “manter a aposta num Portugal turístico ao longo de todo o ano e em todas as regiões, a par de um aumento da qualificação e valorização das pessoas que trabalham no turismo, factor determinante para garantir um destino turístico qualificado e inovador”.
Os dados do IN revelaram que o número de hóspedes estrangeiros na hotelaria cresceu 21,2% e as dormidas de estrangeiros no mesmo sector de actividade aumentaram 19,5% no mês de Novembro. No mês em foco, Portugal ultrapassou os 51 milhões de dormidas e atingiu os 18 milhões de hóspedes. Nos primeiros 11 meses de 2016, o número de dormidas ultrapassou, em mais de 4,4 milhões, o resultado obtido no mesmo período de 2015. Já entre Janeiro e Novembro de 2016, as receitas na hotelaria atingiram 2,8 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 17,1% (mais 400 milhões de euros) face ao mesmo período de 2015.
Outra realidade traduzida pelos números do INE é que o período de época baixa tem tido importantes impactes nos resultados positivos da actividade turística, sendo responsável por 63% do crescimento de dormidas verificadas até Novembro. Do mesmo modo, a diversificação dos mercados tem igualmente impactado estes resultados positivos. Assim, no mês de Novembro, assistiu-se a um crescimento do Brasil na ordem dos 94,7% em Novembro, seguido da Irlanda (+35,6%), dos Estados Unidos da América (+29,5%), da Polónia (+25,2%) e da Holanda (+24,4%).
Refira-se ainda que os dados do INE demonstram que o crescimento do turismo verifica-se em todas as regiões de Portugal, liderando os Açores (+25%), Algarve (+19,5%), Lisboa (15,6%) e Porto e Região Norte (+15,2%).
Foto: Anabela Loureiro