Na sessão de apresentação da campanha ‘Porto - Melhor Destino Europeu 2017’, o presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Rui Moreira, anunciou que quer que a cidade conquiste este título pela terceira vez. Para o efeito lançou o repto para que as pessoas dêem “a cara pela cidade”.
O presidente da CMP considerou que “deve haver uma emanação da cidade, não pode ser só desígnio do executivo municipal, devem também ser os portuenses a querer ganhar o prémio, porque isso causará impactos nas suas vidas”. Rui Moreira lembrou que “a cidade mudou”, pelo que “ganhar este prémio pela terceira vez irá dar-lhe mais visibilidade e projecção internacional”.
Presente neste evento esteve também o presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, que salientou que quando a “Invicta se empenha nalguma coisa costuma ganhar”.
A campanha ‘Porto - Melhor Destino Europeu 2017’ conta com personalidades conhecidas como o artista Miguel Araújo, que referiu que a cidade portuense “está com uma pujança que não se via há anos”, e a estilista Katty Xiomara, que defendeu que “o que a distingue é a sua genuinidade e as suas tradições, isso faz dela uma cidade diferente”.
Recorde-se que o Porto conquistou o título de ‘Melhor Destino Europeu’ em 2012 e 2014 e surge na lista das 20 cidades “pré-seleccionadas” cuja votação decorre até ao dia 10 de Fevereiro através da Internet.
Além do Porto, as restantes cidades finalistas são: Roterdão e Amesterdão, na Holanda; Milão e Roma, em Itália; Paris e Bonifacio, em França; San Sebastian e Madrid, em Espanha; Viena, Áustria; Berlim, Alemanha; Atenas, Grécia; Londres, Inglaterra; Bruxelas, Bélgica; Praga, República Checa; Basileia, Suíça; Stari Grad, Croácia; Wild Taiga, Finlândia; Sozopol, Bulgária; e Gdansk, Polónia.
Foto: Anabela Loureiro