O Governo assinou o memorando de adesão ao Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, da iniciativa da Assembleia Geral das Nações Unidas e da Organização Mundial do Turismo (OMT). No evento, o secretário-geral desta instituição defendeu que o “Turismo é uma força para o bem”.
A cerimónia de assinatura do memorando decorreu em Lisboa e foi presidida pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e pelo secretário-geral da OMT, Taleb Rifai. O evento contou ainda com a intervenção do director executivo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, David Scowsill.
Segundo declarações do secretário-geral da OMT, “os números, o crescimento e as multidões não são o inimigo” do sector do turismo, o maior desafio prende-se na forma “como gerirmos essas multidões e esses números”.
Taleb Rifai enfatizou que “o Turismo, os números e o crescimento são os melhores aliados da sustentabilidade”, uma vez que “precisamos de crescer sustentavelmente” e que “mais pessoas significam mais rendimentos e mais rendimentos significam melhor capacidade para tornar este mundo um local melhor”.
O representante máximo da OMT defendeu que o “Turismo é uma força para o bem”, pois “quantas mais pessoas viajarem melhor se torna o mundo, porque teremos maior capacidade de nos compreendermos e reduzirmos as diferenças entre nós e celebrarmos a diversidade. As diferenças são os bens de riqueza que nós temos”.
Taleb Rifai participou também em duas iniciativas do programa Turismo 4.0 - o seminário de ‘Empreendedorismo & Inovação no Turismo’ (dia 6 de Fevereiro) e o ‘Open Kitchen Lab’ (dia 7 de Fevereiro) -, que decorreram na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e que contaram com a participação de várias startups do sector. Refira-se que o Turismo 4.0, que visa apoiar startups nas áreas de viagens e turismo, fomentando o empreendedorismo e o ecossistema de inovação em Portugal, é considerado um exemplo de excelência neste sector no País. Além disso, este programa esteve entre os finalistas dos Prémios de Inovação em Investigação e Tecnologia da OMT.
Refira-se ainda que entre os projectos do Governo que serão certificados pela OMT no âmbito do Ano Internacional do Turismo Sustentável estão o programa ‘Revive’ e o ‘Portuguese Trails’.
O Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento tem como meta fomentar uma mudança nas políticas, práticas empresariais e comportamento dos consumidores para que este sector seja mais sustentável económica, social e ambientalmente.
Foto: Anabela Loureiro