O presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, anunciou que a autarquia vai preparar a candidatura da Ria Formosa a Património Natural da Humanidade junto da UNESCO.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia afirmou que “a Câmara Municipal de Olhão entende que a Ria Formosa tem de ser preservada e como não confia na estrutura regional que tem de proteger o ambiente vai candidatar a Ria Formosa a património da UNESCO”.

António Miguel Pina avançou ainda que este é um projecto que terá de “envolver todas as autarquias deste território, bem como a universidade e outros parceiros”.

Estas declarações foram proferidas à margem da sessão de depoimentos que arrancou no Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé a propósito de uma acção contra a Sociedade Polis e em defesa do camaleão. Recorde-se que este processo está a ser levado a cabo no seguimento das demolições nas ilhas-barreiras da Ria Formosa, as quais a autarquia defende não terem acautelado a protecção desta espécie protegida.

Foto: CMVRSA