A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que vai decorrer entre 15 a 19 de Março 2017, espera receber mais de 75 mil visitantes. A 29ª edição vai ter como principal enfoque a oferta turística nacional.

Na apresentação oficial da BTL, o presidente do Conselho Estratégico da BTL, Vítor Neto, revelou que o evento vai contar com “1.200 expositores” e “superar os 75 mil visitantes do ano passado, entre profissionais e público final.

De acordo com as informações avançadas, a edição deste ano vai ter como especiais convidados a Madeira enquanto ‘destino’ e Viseu enquanto ‘cidade’. Confirmadas já estão todas as entidades regionais de turismo e 30 municípios. Destaque ainda para o reforço da parceria com a Associação Empresarial de Ourém-Fátima no ano das celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.

A ausência de um destino internacional convidado, segundo a directora da feira, Fátima Vila Maior, também presente nesta apresentação, prende-se com o posicionamento da 29.ª edição da feira que vai concentrar-se na oferta turística nacional. Ainda assim, este certame vai contar com a participação de 42 destinos internacionais, entre os quais novos destinos internacionais como Argentina, Taipé, Zimbabué, Colômbia, África do Sul, Peru, Galiza (Espanha) e Minas Gerais (Brasil).

Segundo a responsável, a “oferta de propostas deve aumentar 20 a 30%”, uma vez que aumentaram os pedidos dos operadores para mais espaço e mais meios tecnológicos mais espaço. Aliás, existiram mesmo empresas que criam produtos para serem comercializados especificamente na BTL. O programa Hosted Buyers vai contar com 400 compradores internacionais, os quais a organização perspectiva que agendem diariamente cerca de seis reuniões.

A feira de turismo ocupará uma área total de mais de 37 mil metros quadrados na FIL e terá aberto, pela primeira vez, um quarto pavilhão, com um espaço dedicado à gastronomia. À semelhança das edições anteriores, o pavilhão 1 recebe entidades nacionais de promoção, o pavilhão 2 serviços e empresas de hotelaria e no pavilhão 3 estarão operadores e distribuidores turísticos e agências de viagens.

Haverá ainda espaço para empresas startups, programas dedicados a crianças e empresas fora da área (seguradoras, bancos e consultoras), prémios para blogs, exposição de projectos de design de interiores.

Presente no evento esteve ainda o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, que anunciou que enfoque da entidade para 2017 será o Turismo de Natureza, a par da segunda bolsa de empregabilidade no âmbito da estratégia Turismo 2027 e da campanha ‘Ponha Portugal no seu mapa’. Mais próximo do início do evento será revelada a iniciativa de ‘Levar a BTL para fora da BTL’.

Luís Araújo lembrou ainda que o Turismo de Portugal celebra este ano 10 anos e que a marca ‘Destino Portugal’, com logótipo do artista José de Guimarães, comemora 25 anos.

Nota ainda para o facto de, tanto Vítor Neto, como Luís Araújo, terem salientado que o Turismo é, actualmente, o principal exportador na área de bens e serviços.

Foto: Anabela Loureiro