A 29ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) inicia a sua viagem no dia 15 de Março e prolonga-se até ao dia 19 de Março. As novidades e as novas presenças espelham optimismo, dando à organização a confiança de superar os 75 mil visitantes do ano passado.
A BTL, além de ser uma plataforma potenciadora de network nos mercados que integram o turismo, confirma-se como barómetro que espelha a tendência de crescimento do sector e este ano não será excepção.
Vítor Neto, presidente Conselho Estratégico da BTL, afirma que “para esta edição, todas as espectativas nos asseguram que suplantemos os 75 mil visitantes que recebemos em 2016, entre profissionais e público final, o que representa que este motor económico que é o turismo vai de vento-em-popa. Vamos assistir a uma feira muito dinâmica e interactiva com o público final e com os profissionais a serem os seus mais altos interlocutores”.
Com 1.200 expositores, a BTL 2017 será a maior montra dos diferentes players do Turismo, desde as agências de viagens e operadores turísticos, hotelaria, transportes, unidades de turismo rural, entidades regionais de turismo, entre muitos outros.
Na edição deste ano estão representadas todas as entidades regionais de turismo nacionais e 30 municípios que se representam individualmente, 42 destinos internacionais, entre os quais sete são novos ou estão de regresso. Ocupa uma área total de mais de 37.000 m2, distribuída por quatro pavilhões, pavilhão Multiusos, PT Meeting Center e zona exterior. Pela primeira vez, abre o quarto pavilhão, com um espaço dedicado à Gastronomia, que contará com uma grande variedade de empresas de restauração.
À semelhança dos anos anteriores, no Pavilhão 1 estarão localizadas as entidades nacionais de promoção de turismo, no Pavilhão 2 os serviços e empresas de hotelaria e no Pavilhão 3 os operadores e distribuidores turísticos e agências de viagens e, este ano, no Pavilhão 4 a restauração.
Na BTL 2017 as micro e pequenas empresas têm oportunidade para, nos dias reservados ao público profissional, apresentar os seus produtos e serviços e entrar em contacto com alguns dos principais players do mercado nacional e internacional.
Através de uma parceria com o Turismo de Portugal, apresenta nos dias dedicados aos profissionais cerca de 30 startups dedicadas a projectos turísticos e, no fim-de-semana, os visitantes poderão conhecer diferentes ideias inovadoras no espaço dedicado ao empreendedorismo.
Relativamente ao programa de Hosted Buyers, que surgiu em 2010 e é realizado em parceria com a TAP, Turismo de Portugal, APAVT, hotéis parceiros e Grupo Barraqueiro, traz a Portugal, anualmente, cerca de 400 compradores internacionais de diversos países tradicionais e emergentes, contando esta edição com 42 destinos internacionais e três mil reuniões pré-agendadas.
Este ano, pela primeira vez, a plataforma de agendamento de reuniões está acessível em formato mobile, permitindo aos buyers actualizarem o seu perfil, confirmarem os produtos e serviços que representam e marcarem as reuniões através de telemóvel. Da mesma forma, este ano, pela primeira vez, os hotéis parceiros da feira puderam convidar os compradores internacionais para participarem no programa.
Entre as novidades de 2017 está um novo espaço de network - o ‘BTL Village’ -, patente nos dias dedicados ao público profissional e criado essencialmente para empresas fora do sector do Turismo, como seguradoras, instituições bancárias e consultoras que pretendam estar presentes na maior feira do sector em Portugal. Com capacidade para cerca de 150 profissionais, este novo espaço de 600 m2, localizado no Pavilhão Multiusos irá permitir às empresas convidarem os seus actuais e potenciais clientes, fornecedores ou parceiros para um almoço de negócios.
Quem visitar este espaço feirístico vai poder aproveitar os melhores descontos e ofertas, seja para escapadelas de fim-de-semana, férias da Páscoa ou de Verão. Além das promoções, a BTL surpreende sempre com um vasto programa de actividades de animação, como a apresentação de projectos, provas de vinhos, degustações, concursos, passatempos e actuações musicais.
Refira-se que Portugal tornou-se num destino de excelência para a prática do Turismo de Natureza devido ao seu património natural e a BTL 2017 não podia deixar isso em branco. Este ano, tem uma zona com painéis ilustrativos da flora e da fauna emblemáticos do habitat nacional, ou seja, vão servir como uma janela de entrada para os parques naturais do nosso País. Também nesse local, vão estar presentes empresas e entidades com serviços e explicações para todos os interessados. Para os mais pequenos, que são o futuro do nosso país, terão a oportunidade de colorir os seus animais favoritos em pequenas peças de gesso. Os sabores da gastronomia, a oferta de alojamento e o bom acolhimento são alguns dos valores que definem a excelência de Portugal como destino de Turismo de Natureza.
E porque são muitas as famílias que visitam a BTL, este ano tem, pela primeira vez, um programa que convida as crianças, futuros players e turistas, dos seis aos 12 anos a descobrir Portugal pelos caminhos da BTL.
Durante o fim-de-semana de 18 e 19 de Março, as Entidades Regionais de Turismo e as empresas que as integram dinamizam os seus espaços e apresentam diversas actividades exclusivas para as crianças, como jogos tradicionais, jogos de vídeo e interactivos, caça ao tesouro, entre muitas outras surpresas.
A Madeira é já um lugar de excelência com intensa procura por parte dos turistas nacionais e estrangeiros nos últimos anos e tem-se feito representar na BTL com vigor e encanto, sempre com espaços renovados e este ano não será excepção. Este ano, os visitantes vão conhecer melhor o Destino Madeira e aproveitar os melhores descontos e promoções. Além disso, a Madeira confirma, na maior feira de turismo de Portugal, que as suas regiões autónomas representam muito mais do que um destino turístico sazonal, onde o mar, a natureza e o bem-estar podem ser experienciados ao longo dos doze meses do ano.
No contexto da iniciativa promovida pela autarquia de Viseu ‘2017, Ano Oficial para Visitar Viseu’ e porque se tem verificado um aumento da notoriedade e da reputação da cidade no mercado interno e a valorização do papel das cidades no turismo, Viseu está representada como a primeira ‘Cidade Nacional Convidada’. Esta nova categoria de Destinos Convidados da BTL é uma aposta que vai ao encontro da promoção de novos pólos de interesse, que constituem alternativas de excelência às grandes cidades.
As cidades têm características únicas e são, grande parte das vezes, um ponto de chegada para os turistas, nacionais e estrangeiros. Viseu tem, assim, a oportunidade para revelar todas as experiências que a cidade oferece, desde a cultura e museus até vinhos ou gastronomia – que muitos portugueses ainda desconhecem.
A BTL 2017 destaca-se pela forte aposta dos municípios portugueses e vários que decidiram investir, pela primeira vez, em espaços próprios, como é o caso de Alenquer, Barcelos, Esposende, Mafra, Nisa, Penamacor e São Pedro do Sul. Já os municípios Carregal do Sal, Castro Daire, Elvas, Figueira de Castelo Rodrigo, Ovar e Ribeira Grande optaram por aumentar o espaço ocupado. A aposta dos municípios nacionais como forma de se promoverem enquanto destinos turísticos para a captação de novos públicos tem-se revelado, cada vez mais, num veículo determinante para o lançamento de campanhas e novos produtos.
Destaque ainda para o reforço da colaboração já existente entre a BTL e a Associação Empresarial de Ourém – Fátima (ACISO) no âmbito do Programa de Hosted Buyers, com o objectivo de potenciar o Turismo nacional e o Turismo Religioso em particular e alavancar quer esta 29ª edição, quer o V Workshop Internacional de Turismo Religioso, a realizar-se a 9 e 10 de Março.
Esta é uma excelente oportunidade para as duas entidades, já que os participantes internacionais do V Workshop Internacional de Turismo Religioso terão, certamente, interesse em visitar a maior feira de Turismo realizada em Portugal e, da mesma forma, os compradores internacionais da BTL poderão antecipar a sua viagem e participarem no Workshop em Fátima.
A 4ª edição dos BTL Blogger Travel Awards irá premiar os melhores blogues de viagens do País que se destacaram ao longo do último ano nas seguintes categorias: Melhor Blogue de Viagens Pessoal, Melhor Blogue de Viagens Profissional, Melhor Blogue de Fotografia de Viagens e Melhor Blogue de Viagens Eleito pelo Público. O júri da BTL irá classificar e nomear os candidatos tendo em conta diversos critérios de avaliação, nomeadamente a importância dos temas abordados, qualidade de informação e escrita, criatividade, inovação e imagem gráfica. Os vencedores serão anunciados na BTL 2017, no dia 18 de Março.
Sendo as feiras o palco por excelência das novidades e dos avanços tecnológicos das empresas, a FIL lançou o desafio a um grupo restrito de criativos (Arquitectos e Designers de Interiores com projectos na área da hotelaria e requalificação de alojamento), para a criação de uma área expositiva que sensibilize os players do Sector do Turismo para a excelência dos produtos portugueses, a importância do processo criativo e a contratação de profissionais no tratamento dos interiores dos vários tecidos turísticos existentes e emergentes no mercado português e internacional (Hotéis, Hostels, Aldeamentos, Turismo de Habitação, Turismo Rural, etc.).
Neste contexto, a BTL vai ser o local para a realização de um trabalho criativo de instalações e apontamentos com produtos ligados à Decoração, Produto e Serviço Hotéis que lancem a ideia e despertem a curiosidade para que na Horexpo (Feira dedicada á Hotelaria e Restauração que vão ter lugar de 4 a 6 de Junho na FIL) se apresente ‘O Mais Português Hotel Do Mundo’, através do maior número de presenças de soluções portuguesas, dirigidas para as várias tipologias turísticas e para as diversas divisões do espaço de alojamento e serviços associados.
A 29ª edição da BTL decorre, assim, com um nível de expectativas altas que acompanham a evolução do sector em Portugal.
Foto: Anabela Loureiro