A Cushman & Wakefield lançou uma nova publicação que inclui dados actualizados da actividade turística em Portugal e, segundo a qual, 2016 foi um novo ano de recordes neste sector.

De acordo com a consultora, o número de visitantes em 2016 aumentou 9,8% em comparação com igual período do ano anterior, situando-se nos 19,1 milhões de euros.

O mesmo estudo dá conta que as receitas hoteleiras registaram um crescimento de 17%, mais de 2,9 mil milhões de euros.

Os dados de Janeiro de 2017 demonstram novo crescimento de 17% nas receitas turísticas, reforçando as perspectivas positivas do sector.

Os Açores e a Região Norte registaram o maior crescimento na procura, evoluindo respectivamente 21% e 13% em número de dormidas.

Em valores absolutos Lisboa, Algarve e Madeira continuaram a ser os três primeiros destinos nacionais, respectivamente com 18,1, 13,1 e 7,3 milhões de dormidas.

Os turistas estrangeiros representaram 72% das dormidas, sendo a Madeira, Algarve e Lisboa os destinos mais populares entre os estrangeiros.

Relativamente aos projectos futuros de promoção hoteleira, a Cushman & Wakefield refere que comprovam o forte potencial do sector, sendo conhecidos até 2019 mais de 70 projectos para novos hotéis em Portugal, que irão somar à oferta actual cerca de 5.600 quartos.

Foto: Hotel Vincci Lisboa