O anúncio foi feito pelo director da easyJet em Portugal, José Lopes. A partir de Outubro a companhia aérea deixa de fazer a rota Lisboa - Ponta Delgada.

A conferência de imprensa para anunciar o horário de Inverno da easyJet para 2017/2018 acabou por trazer a surpresa do término da rota Lisboa – Ponta Delgada dois anos após ter iniciado a operação nos Açores. Segundo o director da easyJet em Portugal tal ficou a dever-se ao facto de a companhia aérea low cost não ter conseguido entrar naquele mercado “com a oferta mínima de qualidade”.

José Lopes afirmou que “nós não saímos por o tráfego de Ponta Delgada estar a baixar - estava a crescer - mas, na nossa conjuntura, não conseguimos ter a oferta que queríamos, que era, no mínimo, ter dois voos diários. Não tendo essa capacidade preferi retirar e transformar essas rotas em rotas diárias (em outros destinos).

Apesar de, como José Lopes recordou, esta ter sido uma companhia aérea que lutou pela liberalização do espaço aéreo dos Açores, acabou por decidir “voltar atrás” e “abandonar a operação” neste arquipélago.

Afirmou ainda que o término desta operação acontece “num momento em que acreditamos que com o aumento da oferta da concorrência não vai haver impacto negativo, nem no mercado nem nos açorianos”.

Foto: Anabela Loureiro