A Air France e a KLM que não detinham, até à data, nenhum voo directo a partir do Porto, vão passar a ter operações regulares para os aeroportos internacionais de Charles de Gaulle, em Paris, França, e para Amesterdão Schipo, em Amesterdão, Holanda.
As novas rotas foram apresentadas no Palácio dos Correios, no Porto, num evento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.
A nova rota da Air France a partir do Porto para o aeroporto de Paris-Charles de Gaulle já se encontra a operar e vai passar a ter uma frequência de três voos semanais; já a da KLM para Amesterdão vai iniciar-se a partir do dia 15 de Maio.
De acordo com Bruno Georgelin, director-geral do Grupo Air France-KLM para a Península Ibérica, “os nossos hubs (Paris e Amesterdão) são muito competitivos face a Lisboa e para quem está na Ásia ou na América do Norte, por exemplo, será mais conveniente chegar a Portugal connosco via Porto”. Com efeito, com esta iniciativa, pretende-se desviar tráfego das rotas orientais da concorrência, como a Emirates, e capturar clientes de rotas americanas, devido à “optimização dos horários de ligação”.
Refira-se que, a par da Air France e da KLM, que iniciam voos em Março, operam no Aeroporto do Porto de forma regular outras companhias de bandeira estrangeiras, como a Lufthansa (Alemanha), British Airways (Reino Unido), Ibéria (Espanha), TAAG (Angola), Turkish Airlines (Turquia), Aer Lingus ou Swiss Air (Suiça).
Foto: Anabela Loureiro