A Câmara Municipal de Sintra vai lançar, durante o mês de Fevereiro, o concurso para a reabilitação do Hotel Netto, localizado no centro histórico de Sintra. O edifício vai ser transformado em "hostel".

A obra orçada em cerca de 1,3 milhões de euros conta com fundos da União Europeia e deverá começar em meados de Maio de 2014. O projecto de reabilitação deste imóvel do século XIX, que se encontrava votado ao abandono e em ruínas, passa por transformar o espaço num hostel constituído por quartos familiares para seis a oito pessoas, quartos single e seis suítes de luxo.

Recorde-se que a autarquia exerceu o direito de preferência na aquisição do Hotel Netto por 600 mil euros. Mau grado, tal decisão causou polémica, nomeadamente no seio do movimento independente Sintrenses com Marco Almeida que questionou os motivos desta aquisição, já que este imóvel estava para ser comprado pela Parques de Sintra-Monte da Lua, sociedade na qual a edilidade detém 15% do capital. O presidente Basílio Horta já explicou que esta operação correspondeu a "um bom negócio", além de ir permitir reabilitar o centro histórico e cativar mais jovens e turismo à zona.

O projecto do Hotel Netto deverá ser o primeiro de muitos outros projectos equacionados pela câmara de Sintra no âmbito da criação de uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) na zona do centro histórico. O objectivo é, através de verbas comunitárias, reabilitar outros imóveis que se encontram em estado avançado de degradação na vila, tal é o caso do conjunto de edifícios junto às escadinhas do antigo hospital.