Na cerimónia de entrega dos prémios do concurso de ideias ‘Mentes Brilhantes para o Turismo Militar’, que decorreu na Universidade de Aveiro, o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, afirmou que o turismo militar é uma oportunidade para a “afirmação do patriotismo e da identidade nacional”.
O secretário de Estado defendeu que “a capacidade de inovação, imaginação e empreendedorismo que os estudantes têm podem fazer do turismo militar um sector importante no País”.
A Universidade de Aveiro foi igualmente palco do ‘Congresso Internacional de Turismo Militar’. O evento decorre até ao dia 19 de Maio e visa debater soluções criativas e inovadoras para a área do Turismo Militar em Portugal e no Brasil.
Outras temáticas em cima da mesa prendem-se com os novos modelos económicos e de gestão que tenham por base a história, o património e a identidade nacionais e ainda novos paradigmas de gestão e planeamento para o sector do turismo com vista à promoção da cultura, do património e do desenvolvimento económico, social e territorial.
Recorde-se que foi em Novembro de 2016 que o ministério da Defesa Nacional, em parceria com a Universidade de Aveiro, lançou no Regimento de Infantaria n.º 10, em Aveiro, o concurso ‘Mentes Brilhantes para o Turismo Militar’, que envolveu 50 escolas e cerca de 2.000 estudantes.
Ao todo foram recebidos 63 projectos, dos quais 45 eram do ensino superior e 18 do ensino secundário. A Escola Secundária D. Maria II de Vila Nova da Barquinha venceu o prémio ao nível do secundário com um vídeo em torno da cultura templária, desportos radicais e atividades de estratégia desenvolvidas nas três unidades militares sediadas em Vila Nova da Barquinha (Brigada de Reacção Rápida, Engenharia e Tropas Paraquedistas). Já que se classificou em primeiro lugar com o projecto ‘CIM! Centro Interactivo Militar’.