O 4.º Fórum Turismo Interno Vê Portugal encontra-se a decorrer até ao dia 31 de Maio, em Leiria. Presente está o Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Castela e Leão, Espanha, que anunciaram que juntos vão promover “novos modelos turísticos que potenciem os mercados internos”.
Esta é uma iniciativa do Turismo Centro de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Leiria que visa debater programas de apoio à valorização dos destinos turísticos, alargamento do mercado interno com as parcerias transfronteiriças, a importância das indústrias criativas no sector e como promover e vender um destino turístico.
Presente no evento esteve o director-geral do Turismo de Castela e Leão, Javier Jamirez Ultrilla, que afirmou ser intenção desta região espanhola trabalhar em conjunto com o Turismo Centro de Portugal no sentido de traçar, desenvolver e promover novos modelos turísticos que potenciem os mercados internos, que reforcem a oferta turística nos territórios “de baixa densidade” e que beneficiem dos cerca de 90 milhões de turistas que entram anualmente na Península Ibérica.
Na sessão de abertura deste fórum, Javier Jamirez Ultrilla declarou que “compartilhamos fronteiras que já não existem, história, cultura, uma forma de estar na vida e uma relação estreita de amizade”. Na sua opinião, esta colaboração ibérica vai permitir às duas regiões “serem mais fortes e apresentarem uma oferta turística diversificada”, nomeadamente em captar turistas nos mercados externos. Para o efeito, defende que têm de olhar “juntos para este novo modelo turístico e para desenvolver o turismo interno, para sermos mais fortes com o que une as duas regiões”.
Recorde-se que, no ano passado, o Turismo Centro de Portugal estabeleceu parcerias com as regiões transfronteiriças espanholas de Castela e Leão e Estremadura. Tendo em conta que a região de Castela e Leão é o quarto destino turístico de Espanha e que, em 2016, teve um impacto económico de mais de 1.900 milhões de euros, a região Centro de Portugal poderá, assim, através desta parceria, beneficiar deste crescimento turístico.
Foto: Hotel Casa da Ínsua