O barómetro do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) revelou que o nível de confiança médio no desempenho do sector do turismo atingiu, no mês de Maio, o valor mais elevado de sempre.
De acordo com o IPDT, o valor de confiança médio fixou-se nos 84,3%, mais um ponto percentual do que em Dezembro de 2016. Recorde-se que o primeiro registo do nível de confiança surgiu em Março de 2011 (61,1%).
Estes valores levaram o presidente do IPDT, António Jorge Costa, a perspectivar “novos recordes” para 2017.
O barómetro do IPDT refere que “mais de 75% dos inquiridos acreditam que o Verão de 2017 vai ser melhor que o de 2016 no que toca a receitas, dormidas e número de turistas, no que se refere ao mercado interno”. Já relativamente ao mercado externo, o mesmo documento avança que provavelmente existirá uma “evolução ainda mais positiva” que poderá registar uma subida de mais de 90%.
Os dados oficiais revelam que, nos próximos seis meses, os indicadores turísticos vão aumentar. Do mesmo modo, a China deverá liderar o crescimento dos mercados internacionais, embora seja expectável uma boa performance por parte dos mercados da França, Alemanha e Estados Unidos da América.
No mercado nacional, 69,1% dos inquiridos acreditam num aumento dos turistas portugueses no Verão de 2017.
No que toca à gestão de Lisboa e do Porto enquanto destinos turísticos sustentáveis, 24% dos inquiridos sugeriu a aposta em “medidas de fiscalização e regulamentação; 20% na promoção de ofertas integradas com outros destinos nacionais; e 16% na melhoria da qualidade do serviço e no reforço da autenticidade dos destinos.
Este barómetro conta com a participação de 176 participantes de empresas e instituições do sector do turismo nacional; sendo que para este inquérito de Maio de 2017 foram incluídas 75 respostas, as quais foram recolhidas entre os dias 16 e 26 de Maio.
Foto: Anabela Loureiro