Luís Ledo e Célia Real são os fundadores do Mar d'Estórias, um espaço inovador em Lagos, no Algarve, que pretende valorizar tudo o que é português. Um ano depois de se lançarem nesta ‘aventura’, a Magazine Imobiliário foi saber como vai este projecto Made in Portugal.
Como surgiu o conceito Mar d'Estórias e quais os maiores desafios que enfrentaram para o tornar realidade?
Luís Ledo - Há muito tempo que pretendia ter um espaço 100% português em Lagos. Ter conhecido a Célia foi a combinação perfeita, pois permitiu que este sonho tomasse formas. Em conjunto começamos a construir o que agora é o Mar d’Estórias. Sem dúvida o desafio maior para que o Mar d’Estórias tivesse aberto a 17 de Junho de 2016 foi toda a condicionante burocrática da renovação de um edifício no centro histórico.
Célia Real - O Mar d’Estórias surgiu da feliz coincidência de duas pessoas partilharem o mesmo gosto pelos produtos e cultura portugueses e de terem percebido que havia uma oportunidade de mercado para concretizar este projecto. Um dos maiores desafios foi com certeza ultrapassar todas as barreiras burocráticas que uma obra de recuperação em pleno centro histórico nos trouxe e que durou cerca de três anos.
Celebram em Junho o vosso primeiro aniversário. Qual o balanço que fazem deste ano de actividade?
LL - Um balanço surpreendentemente positivo. O cuidado com a escolha dos produtos, da diferenciação do projecto e do cunho Português transversal a tudo o que é Mar d’Estórias reflectiu-se na adesão de turistas mas também de muitos locais que visitam com frequência o espaço. Não fazia sentido que o primeiro ano não fosse para os nossos clientes. Será um dia a comemorar com eles e a tentar oferecer-lhes um pouco da nossa portugalidade.
CR - O primeiro ano de actividade foi bastante positivo. Permitiu-nos validar e afinar o conceito e veio confirmar a necessidade de haver um espaço e oferta diferenciadores na cidade de Lagos. Pretendemos comemorar o primeiro aniversário com os nossos clientes, pois são eles que nos ajudam e é para eles que trabalhamos diariamente. Conjuntamente com alguns parceiros iremos ter, ao longo do dia, várias provas e mostras de produtos, por forma a criar uma maior interacção e dinâmica dentro do nosso espaço. Começaremos de manhã com a Antiga Barbearia do Bairro com mostra de produtos e, recriando um pouco o espírito da marca, iremos ter um barbeiro para fazer barbas ao vivo. Teremos durante a tarde provas de alguns produtos da nossa secção de mercearia, como azeite e flor de sal, e nomeadamente, provas de dois vinhos algarvios: Euphoria e Imprevisto. No final da tarde e início de noite, iremos ter no nosso terraço bar provas com a marca deGinSharish. Durante o jantar, no nosso Café Bistro, irá actuar o grupo de cantares alentejanos ‘Brasa Doirada’.
De que forma valorizam e promovem a cultura e os produtos portugueses, e em particular do Algarve?
LL - Este é um espaço onde se tenta promover o que é Português, mas em particular o Algarve e o local. Temos muito produtores e fornecedores com muita qualidade que, pela sua pequena dimensão, conseguem personalizar e nos trazer o melhor que a região tem.
O próprio edifício onde estão inseridos acaba também ele por ser um espaço de história e histórias. A sua escolha simplesmente aconteceu ou foi ‘escolhido a dedo’?
LL - O Mar d’Estórias não seria o que é hoje se não fosse o edifíco, a sua história e a fantástica localização. No seio do triângulo cultural de Lagos: Igreja de Santo António/Museu, Mercado dos Escravos e Centro Cultural, este edifício está onde tudo acontece. As características do espaço, construído em altura, também permitiram evidenciar todos as áreas de uma forma complementar e enriquecedora.
CR – O edifício onde nos encontramos foi a chave para o projecto se desenvolver e se tornar naquilo que é hoje. Além da excelente localização, em pleno centro histórico, as características do espaço permitiram que o Mar d’Estórias evoluísse para um conceito diferenciador onde, no mesmo espaço, criámos diferentes secções de loja: mercearia/garrafeira, joias, Livros & Música, artigos para a Casa, Galeria de Exposições e por fim, no topo do edifício, um terraço bar. A História do próprio edifíco e a sua configuração labiríntica, permitiu valorizar o projecto e oferecer a quem nos visita uma experiência muito completa e enriquecedora.
Com uma loja, café/bistro, galeria de arte e um bar-terraço, calculamos que seja muito procurado por nacionais e estrangeiros.
LL - Não consigo especificar o volume de clientes, mas posso dizer que com mais dois anos acredito que chegaremos ao break-even. Para primeiro ano foi muito positivo e, apesar da discrepância entre o verão e o inverno, conseguimos manter uma equipa de colaboradores fixa ao longo de todo o ano, o que para um projecto Algarvio é uma vitória. Uma vez que o Mar d´Estórias tem tantas valências a procura diverge, ou para produtos de loja, espaço casa ou simplesmente para uma refeição ou experiência gastronómica ou, ainda, uma bebida no final de tarde no terraço.
CR - Desde que abrimos é possível ter uma noção de quem nos visita, embora o tipo de cliente, nacionalidade, idade, etc. varie bastante consoante a altura do ano. Também pelo facto de ser um espaço muito recente, notamos que este ano temos muito mais pessoas que já nos conhecem e nos visitam. Os clientes dividem-se entre nacionais e estrangeiros, residentes locais ou em férias, sendo que a grande maioria são de nacionalidade estrangeira e turistas. Dada a oferta diferenciada dentro do espaço, a procura diverge. Algumas pessoas visitam-nos pela nossa oferta alargada de produtos e outras pela gastronomia e bebidas. Quase todas pela experiência que é encontrar um conceito diferente num ambiente onde se respira Portugalidade.
Já têm novos objectivos ou projectos para mais um ano de actividade?
LL - O Mar d’Estórias está em constante aperfeiçoamento, quer seja na procura de novos fornecedores, quer de novos sabores, no café/bistro. Para breve, estamos a fazer esforços para podermos disponibilizar os nossos produtos numa loja online. Depois, quem sabe se o Mar d’Estórias como marca, num futuro não muito longínquo, não evolui para a área do alojamento, para um espaço onde a experiência Mar d’Estórias possa ser vivida na integra...
CR - Um dos principais objectivos é continuarmos a divulgar e a melhorar constantemente o nosso serviço, sempre focados no que mais importante: o cliente.