O primeiro ‘AHP Hotel Snapshot’ da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), revela que a hotelaria nacional registou no primeiro trimestre de 2017 o desempenho mais forte dos últimos 10 anos.
Os dados avançados revelam que, nos primeiros três meses de 2017, o RevPAR (preço médio por quarto disponível) aumentou 13% face ao período homólogo e 22% face ao primeiro trimestre de 2007, enquanto o País registou um total de 8,8 milhões de dormidas em empreendimentos turísticos, das quais 86% ocorreram em hotéis, hotéis-apartamento e pousadas. Já o número de hóspedes ascendeu a 3,4 milhões, ou seja, +6,4% na comparação homóloga e 48% face ao primeiro trimestre de 2007.
Entre os mercados emissores o que registou maior crescimento foi o brasileiro (68% face ao ano anterior), seguido do mercado polaco (+40%) e do mercado norte-americano (+34%).
Em termos de quota, o Brasil detém 9,0%, os Estados Unidos da América 4,0% e a Polónia 2,0%. Ainda assim, a liderança continua a pertencer aos mercados tradicionais como é o caso do Reino Unido, Alemanha, Espanha e França (49% do total dos mercados externos).
A AHP refere que nesta análise que existiu um aumento de 18% no número de empregados no sector de alojamento, perfazendo um total de 62 mil pessoas. Ao que tudo indica, este número deverá aumentar uma vez que estão previstos 41 novos hotéis até ao fim do ano.
O ‘Hotel Snapshot’ expõe ainda que existiu um crescimento de 17% das exportações do sector do turismo.
Foto: Anabela Loureiro