O eléctrico decorado com o tradicional e emblemático Ponto de Arraiolos fez no dia 22 de Junho a viagem inaugural, entre o Largo da Graça e o Largo de Camões, em Lisboa.

Baptizado de ‘Eléctrico Arraiolos’, o carismático transporte público da capital foi decorado pela Fábrica Tapetes Hortense, em resultado de uma parceria entre a Carristur, a Turismo do Alentejo e a empresária Hortense Canelas, uma das várias artesãs da vila alentejana que luta pela preservação de uma arte identitária da região.

Inspirado na temática do azulejo português, o eléctrico é revestido por tapetes bordados 100% à mão e, no tecto, ostenta uma réplica da tapeçaria oferecida, em 2015, ao Papa Francisco.

A iniciativa tem por objectivo impulsionar - junto dos vários segmentos turísticos que visitam a grande Lisboa - a promoção de uma arte secular e singular do Alentejo, um destino que tem como ADN a identidade. Recorde-se que a Entidade Regional de Turismo, em parceria com a autarquia de Arraiolos, tem em andamento um projeto de candidatura deste bem à UNESCO.

Foto: Turismo do Alentejo /  Presidente António Ceia da Silva