West Cliffs, Ocean and Golf Resort é o novo complexo turístico de luxo localizado junto a Óbidos. Este espaço integra 268 lotes, campo e academia de golfe.

A pouco mais de uma hora de distância de Lisboa e próximo da histórica vila de Óbidos, o West Cliffs, Ocean and Golf Resort foi Inaugurado oficialmente no passado dia 23 de Junho, tendo contado com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Nelson Souza, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, bem como dos presidentes da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, e da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia Santos, entre muitas outras personalidades.

O West Cliffs é um conjunto turístico de cinco estrelas, cujo conceito arquitectónico foi idealizado pelo Atelier de Arquitectura de renome internacional Sua Kay.

Ocupando uma área de 230 hectares, harmoniosamente integrado com a paisagem natural, entre dunas e vegetação costeira, intercalada por áreas de pinhal e vistas exclusivas sobre o Atlântico e a Lagoa de Óbidos, este complexo turístico de luxo possui 268 lotes que se traduzirão em 659 unidades de alojamento e 2.906 camas, apoiados por um conjunto alargado de equipamentos e serviços.

As unidades de alojamento são constituídas por propriedades de luxo, que irão incluir Villas, Twin Villas, Apartamentos e dois hotéis de cinco estrelas (um com 130 e outro com 60 quartos) que se destacam pela proximidade à paisagem, demarcada pela relação do interior para o exterior, através de grandes painéis de vidro, e pela harmonia dos materiais naturais como sejam a pedra, a madeira, a telha de barro e tons de terra. Uma experiência de vida em constante sintonia entre a terra e a água, o campo e a praia.

O West Cliffs é um resort com um nível de qualidade superior, privado e totalmente vedado, com segurança 24 horas e uma oferta alargada de serviços já em funcionamento, de entre os quais se destacam o Campo de Golfe de 18 buracos, a academia e loja de golfe, o Club House, a recepção, o club de residentes, o stand de vendas, o Restaurante e o Bar com vista panorâmica sobre o mar e o campo.

Este projecto envolveu até à data um investimento total de 21,5 milhões de euros, entre os quais sete milhões de euros são relativos à área de golfe e 14,5 milhões de euros são referentes às infra-estruturas gerais do empreendimento. Dos sete milhões de euros da área de golfe, 3,5 milhões de euros correspondem ao financiamento no âmbito do PT2020 - Sistema de Incentivos à Inovação Empresarial.

Estando concluídas todas as infra-estruturas do conjunto turístico, o desenvolvimento da 1ª fase das unidades de alojamento - 21 Villas e 56 Twin Villas – terá início ainda no presente ano de 2017.

No decorrer do seu desenvolvimento, o West Cliffs incluirá os dois hotéis de cinco estrelas, SPA, piscinas, campos desportivos, loja de conveniência, lavandaria, papelaria e cabeleireiro, entre outros equipamentos e serviços.

A Recepção e o Club House do West Cliffs oferecem a residentes, visitantes e golfistas uma vista exclusiva sobre o Oceano Atlântico e o campo de golfe.

Este mesmo edíficio dispõe de um restaurante à la carte – Restaurante West Cliffs, baseado no conceito steakhouse e coordenado pelo Chef Carlos Gonçalves – e de um amplo bar com vista panorâmica.

Igualmente desenvolvido pelo gabinete de arquitectura Sua Kay e tendo beneficiado da decoração interior da Filosofia do Espaço, o conceito arquitectónico deste edifício baseia-se mais uma vez numa estreita relação com a natureza.

Projectado por Cynthia Dye, do reconhecido gabinete de arquitectura de golfe Dye Designs Group, e o primeiro campo de golfe Dye Design em Portugal, o West Cliffs Golf Links abriu este mês de Junho encontrando-se já em plena operação. Trata-se do primeiro campo de Golfe aberto em Portugal desde 2012.

Estendendo-se por mais de 80 hectares, o West Cliffs oferece uma vista deslumbrante sobre o Oceano Atlântico em cada um dos seus 18 buracos. Um golfe links Par 72, de paisagem natural caracterizada por dunas de areia, vegetação costeira e áreas de pinhal. O seu design moderno e a escolha de vários conjuntos de tees garantem a acessibilidade aos golfistas profissionais e amadores.

Foto: Nuno Augusto

Sobre o projecto, a arquitecta Cynthia Dye, sobrinha do lendário designer de golfe Pete Dye, refere: “Com uma vista sobre o Oceano em cada buraco, West Cliffs é o campo de golfe mais natural que a nossa imaginação poderia conceber. Uma das características mais impressionantes do campo é a forma como existe em harmonia com o ambiente costeiro nativo. O terreno é impressionante. Na grande maioria dos buracos só foi necessário alocar os complexos verdes com um pouco de modeladagem e depois definir os limites do relvado. O percurso já lá estava, como que à nossa espera. A característica arquitectónica mais distintiva do campo são os bunkers com perímetros irregulares misturados e ditados pela vegetação nativa. Será uma experiência fascinante para os jogadores”.

A Academia de Golfe West Cliffs proporciona a atmosfera ideal para que os jogadores aprendam e aperfeiçoem a sua técnica. Os praticantes poderão relaxar no novo Club House de estilo elegante e ecológico que oferece uma vista panorâmica sobre os links atlânticos.

O campo de golfe será o primeiro na Europa e o 3º no mundo a receber a certificação GEO On course (depois do campo Olímpico no Rio e de um nas ilhas Maurícias). Esta certificação analisa todos os procedimentos e impactos ambientais, desde o início da concepção do projecto, passando pela construção, que inclui a escolha de materiais utilizados, e terminando no início da operação.

Nas palavras do director de Golfe Francisco Cadete: “A nossa visão quando começámos o projecto foi construir um campo de golfe que se fundisse com a paisagem natural e oferecesse uma experiência de golfe verdadeiramente única. A beleza e o desafio deste golfe links cresce a cada buraco. A forma como o idealizámos torna a experiência acessível a jogadores de todos os níveis”.

O West Cliffs é um projecto desenvolvido no activo da Massa Insolvente da Crissier, o qual apenas foi possível devido à articulação do seu administrador de insolvência, Jorge Calvete, e dos respectivos credores, entre os quais o Fundo Aquarius, fundo gerido pela Oxy Capital. Este projecto permitirá alcançar sinergias significativas com o campo de golfe de Praia d’el Rey e o hotel Marriott Praia d’el Rey (detido pelo Fundo Aquarius), através de uma gestão conjunta e centralizada, e do aproveitamento do know-how das equipas.

O West Cliffs irá contar com a parceria do Resort Praia D’El Rey como complemento à sua oferta de serviços. Apenas a seis quilómetros de distância do West Cliffs, o Praia D’El Rey é um destino de férias e de vida premium, que oferece todas as comodidades de um Golfe & Beach Resort de primeira classe, incluindo um Hotel Marriott cinco estrelas, um campo de Golfe reconhecido a nível internacional (o campo de Golfe em Portugal com maior número de voltas fora do Algarve), Villas, moradias e apartamentos de luxo, Spa e Health Club, e uma diversidade de restaurantes e bares.

A abertura do West Cliffs irá melhorar a oferta turística na região de Óbidos, permitindo consolidar este destino nos principais mercados internacionais, nomeadamente, UK, Escandinávia, Finlândia e Alemanha, assim como noutros mercados e em clientes de segmento superior.