O mais recente estudo do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT) revela que as praias nacionais são o destino eleito pela maioria dos portugueses que vão de férias nos meses entre Junho e Setembro.
De acordo com o inquérito sobre intenção de férias, o IPDT estimou que oito em cada 10 portugueses vão gozar férias fora de casa, entre Junho e Setembro. Tal significa que existiu um aumento de 5% face às respostas dadas em igual período em 2016.
Tendo como base este estudo, o presidente do IPDT, António Jorge Costa, afirmou que “a expectativa para o gozo de férias é muito positiva, com o Algarve, de novo, a ser o destino de eleição, numa escolha que coloca os destinos nacionais no topo das preferências para 61% dos inquiridos”.
Mas também há portugueses que vão fazer férias no estrangeiro, onde a preferência de 14% dos inquiridos recai sobre Espanha.
O produto turístico mais procurado é o ‘Sol e Mar’ (53%), seguindo da ‘Natureza’ (13%). Nota para o facto deste último produto ter superado a motivação ‘Cultura’ em comparação com os dados apurados no ano passado.
Em termos de alojamento, a hotelaria tradicional domina com a preferência para os hotéis de quatro estrelas (19%), muto embora a esmagadora maioria dos turistas opte pelo alojamento particular ou gratuito, nomeadamente a casa alugada ou de familiares e amigos (38%).
O mês de Agosto ocupa o topo das preferências dos inquiridos, sendo que a média de estadas é de sete noites e a média de gastos nas férias de 436 euros, ou seja, um gasto de 54 euros por noite. Refira-se que o valor de consumo obtido em 2017 é semelhante ao de 2016.
Os residentes no Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Porto são também os que apresentam maior tendência para o gozo de férias no Verão de 2017.
Estes valores poderão ter uma ligeira subida uma vez que cerca de 29% dos inquiridos afirmou que ainda não fez reserva das férias.
O inquérito do IPDT foi elaborado com base em 427 questionários, recolhidos entre os dias 19 de Maio e 4 de Junho de 2017.
Foto: Anabela Loureiro