A Vinci, a empresa francesa que detém a ANA - Aeroportos de Portugal, revelou que o tráfego de passageiros nos aeroportos portugueses subiu 20,6% no segundo trimestre de 2017, comparativamente a igual período de 2016. Ao todo, entre Abril e Junho, recebeu 14,27 milhões de passageiros.

Em comunicado, a Vinci divulga esta subida no nosso País “resulta do dinamismo da companhia nacional TAP, a qual beneficia da recuperação de tráfego de e para o Brasil, além do efeito de inauguração de outras ligações”, a para da “continuação do desenvolvimento do tráfego low cost proveniente da Europa”. Refira-se, aliás, que esta foi a “taxa de crescimento mais elevada” que se sentiu em ex-aequo em Portugal e no Cambodja”.

Segundo os dados avançados, no segundo trimestre do ano, o Aeroporto Internacional General Humberto Delgado, em Lisboa, recebeu 6,957 milhões de passageiros, obtendo um aumento de 23,1% comparativamente a igual período de 2016. Ainda assim, foi nos Açores que se registou o maior crescimento, na ordem dos 26,2%, ou seja, recebendo 627 mil passageiros. Logo a seguir surgem os aeroportos de Faro e do Porto com uma subida de 19,8% (2,86 milhões) e 17,6% (2,89 milhões) respectivamente e ainda a Madeira com um aumento de 12% (936 mil).

Foto: Anabela Loureiro