Nos próximos dias 5 e 10 de Setembro, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, vai deslocar-se à Coreia do Sul com o objectivo de “fazer crescer o mercado” turístico sul-coreano. Isto, depois de os números oficiais terem revelado um crescimento sustentado nos últimos seis anos.
Os números avançados demonstram que, entre 2010 e 2016, os turistas sul-coreanos quadruplicaram a sua presença em Portugal, passando de 25 mil para 100 mil. Do mesmo modo, o número de dormidas subiu 30% e o de visitantes 26%.
Em declarações à agência Lusa, Ana Mendes Godinho explicou que, neste país, “treze por cento da população é católica, além disso são pessoas com uma grande apetência e vontade para descobrir a Europa e uma das motivações das suas viagens é a espiritual”, pelo que faz sentido promover Portugal neste país uma vez que temos uma grande vocação ecuménica.
Esta deslocação vai ainda ficar marcada pela promoção de intercâmbio de alunos das escolas de Turismo e pela divulgação do nosso País como destino de filmagens. Para o efeito vão integrar esta comitiva diversos representantes do Instituto de Cinema e Audiovisual (ICA), estando já agendados encontros com realizadores.
Os dados turísticos oficiais prendem-se com as viagens à Península Ibérica, as quais revelam uma tendência para os sul-coreanos permanecerem mais tempo em Espanha do que em Portugal. No nosso País, o destino de Fátima domina a procura dos turistas da Coreia do Sul, cenário que a secretária de Estado quer ver alterado num futuro próximo.