Os Açores e as Canárias assinaram um memorando de entendimento através do qual pretendem promover sinergias em rotas aéreas e marítimas entre os dois arquipélagos e África, Europa e América.

O memorando de entendimento foi assinado numa cerimónia que decorreu no Palácio de Santana, em Ponta Delgada, pelo presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, e da comunidade autónoma das Canárias, Fernando Clavijo Batle.

O documento firma o compromisso dos dois governos em avaliar e concretizar uma maior articulação ao nível dos sistemas de transportes com vista a impulsionar a complementaridade entre os sectores do turismo, bem como promover a exportação de bens das duas regiões e as rotas aéreas e marítimas.

Em declarações no final da cerimónia, Fernando Clavijo Batle explicou que os dois arquipélagos “coincidem em objectivos” e que este é um memorando traduz um “ambicioso plano de trabalho”. O mesmo adiantou que a companhia aérea das Canárias Binter e a SATA, transportadora aérea açoriana, podem potenciar sinergias, sendo que o “objectivo é que tem de ser rentável para as companhias e, paralelamente, vamos também trabalhar para poder propiciar o tráfego de mercadorias. Estamos a falar de conectividade de tráfego de passageiros e mercadorias entre os dois arquipélagos”, esclareceu.

O presidente do Governo das Canárias referiu-se, por exemplo, ao facto dos Açores terem voos diários para Boston, nos Estados Unidos da América, e Toronto, no Canadá, e as Canárias terem “mais de 55 voos semanais com África Ocidental”, pelo que considerou que se podem “unir esforços para melhorar a conectividade”.

O presidente do Governo dos Açores referiu também que “há um potencial que pode e dever ser trabalhado ao nível das relações comerciais” entre os Açores e as Canárias, adiantando que a SATA e a Binter “têm já acordos”.

Vasco Cordeiro destacou ainda que a visita do seu homólogo das Canárias, vem também “reforçar a posição política de ambas as regiões no espaço da Macaronésica e da União Europeia”.

Refira-se que este memorando pretende aprofundar as relações bilaterais em áreas como a Investigação, Desenvolvimento e Inovação, a criação do Atlantic Internacional Research Center - AIR Center, as energias renováveis, a adaptação às alterações climáticas, a Política Marítima Integrada da União Europeia e a mobilidade jovem, entre outras; além do fortalecimento da cooperação conjunta no quadro da participação em organismos de cooperação inter-regional, designadamente da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas e da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da União Europeia.

Para 2019 ficou agendada a realização de um novo encontro entre os Açores e as Canárias.

Foto: Anabela Loureiro