A Covilhã vai ter uma nova escola de hotelaria que deverá abrir, já em Outubro próximo, nas instalações da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), no Parque Industrial do Tortosendo.
Numa primeira fase, a Escola de Hotelaria da Covilhã contará com 50 formandos e com dois cursos de nível cinco em Cozinha/Restauração e Turismo de Ar Livre. Sendo que numa fase posteriormente poderá abrir cursos nas áreas de Mesa e Bar e Animação Turística, entre outras de áreas ligadas ao turismo de restauração.
De acordo com o presidente do município, Vítor Pereira, esta é uma aposta na “formação e qualificação dos agentes do sector do turismo”, esperando que, “ao mesmo tempo, venha contribuir para aumentar a qualidade da oferta turística”.
Com efeito, a Escola de Hotelaria da Covilhã insere-se na estratégia do executivo municipal de “aposta na qualificação e capacitação turística da Covilhã, do seu património, dos seus produtos e dos agentes turísticos do concelho”.
Recorde-se que este novo espaço de ensino contou com a participação da Câmara Municipal da Covilhã em parceria com o Turismo de Portugal, Turismo do Centro, AEBB e AHRESP - Associação de Hotelaria Restauração e Similares de Portugal. Vítor Pereira explicou que a participação da autarquia “permitiu viabilizar um projecto que, por um lado, vem colmatar uma necessidade de toda a região e, por outro, vai contribuir substancialmente para a qualificação de um sector de actividade cada vez mais importante na Covilhã e na Beira Interior”.
O autarca recordou que a ‘cidade neve’, actualmente, “lidera em dormidas hoteleiras na região”. Com efeito, e segundo dados da PORDATA referentes a 2013, este concelho registou um total de 196.215 dormidas, encontrando-se em 30º lugar no ranking nacional.