A construtora Lucios é a responsável pela conversão do edifício Bolsa do Pescado, em Massarelos, no Porto, num hotel de quatro estrelas. Este projecto proporcionou à empresa um encaixe de €7M e que deverá estar terminado em Outubro de 2014.

Com vista para o rio Douro, o Hotel Bolsa do Pescado, propriedade do Grupo Nelson Quintas, vai oferecer 95 quartos, um restaurante, um bar, três salas de reunião e um ginásio à cidade do Porto.

Para o administrador da construtora, Filipe Azevedo, a escolha da Lucios para esta obra é mais uma vez o reconhecimento do trabalho que a empresa tem vindo a assumir, em particular no sector hoteleiro. Como explica: “Acreditamos que o forte know-how que temos vindo a assumir na reabilitação de edifícios, com particular destaque para o sector hoteleiro, e a nossa constante preocupação em garantir o conforto e a qualidade, sem perder de vista as características arquitectónicas já existentes, nos distinguem da concorrência”.

Na execução deste projecto, desenvolvido pelo arquitecto José Carlos Cruz, a construtora procura aliar o passado industrial ao conforto fundamental num projecto desta envergadura. Neste âmbito, Filipe Azevedo avançou que a “fachada da Bolsa do Pescado, concebida pelo arquitecto Januário Godinho, não vai sofrer qualquer alteração, preservando os baixos relevos que lembram os episódios da vida piscatória”.

No interior do edifício, apenas a zona do antigo frigorífico será demolida e totalmente redesenhada para instalar a maioria dos quartos. “Este edifício era também conhecido como “frigorífico do peixe”, e é precisamente na sua nave central, onde se vendia o peixe, que irá nascer a recepção do hotel. A galeria, que servia de palco à licitação pelos compradores, dará lugar ao bar. As janelas e painéis de vidro serão restaurados, conferindo mais luz ao edifício”, acrescenta Filipe Azevedo.

Ainda no segmento turístico, a Lucios foi responsável pela construção do Hotel Intercontinental, na baixa da cidade do Porto, e do Hotel Hilton Bom Sucesso, em Óbidos, bem como pela conversão do antigo cinema Águia D’Ouro em hotel low-cost (cadeia francesa B&B), entre outros.

Lucios