A próxima edição do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, sob o tema “Descobriram Portugal. E Agora?!” e organizada pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, promove dois dias de reflexão sobre os desafios que o futuro do Turismo apresenta para o País, para os empresários e profissionais do sector, bem como as oportunidades que daí poderão surgir.
Márcio Favilla, responsável da OMT, e Javier Gandara, director-geral da Easyjet são dois dos oradores confirmados.
No ano em que Portugal é reconhecido como ‘Melhor Destino Europeu’ e em que a discussão sobre a capacidade de carga dos destinos urbanos está na ordem do dia, a afirmação das regiões como pólos de interesse, independentes ou complementares às grandes cidades e alicerçadas no contexto regional europeu, parece ser uma resposta sustentável e duradoura no sentido de mitigar os impactos trazidos pela condensação dos fluxos turísticos, alimentando e potenciando a capacidade de atracção de Portugal.
O Congresso abre, no dia 16 de Novembro, com o painel ‘Turismo e a Europa das Regiões’ moderado por Ricardo Costa, director-geral de Informação do Grupo Impresa. O keynote speaker é o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, que dará o mote para um debate sobre a construção de um turismo policêntrico e descentralizado em Portugal e na Europa e que contará com as intervenções da sub-secretária de Estado do Turismo Italiano, Dorina Bianchi; do director Executivo para a Competitividade, Relações Externas e Parcerias da Organização Mundial do Turismo, Márcio Favilla; e da secretária de Estado do Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho.
António Trindade, CEO do grupo Porto Bay, será o moderador do segundo painel ‘A Condição Periférica de Portugal – Desafios do Transporte Aéreo’, que conta com o presidente da Comissão Executiva da Ana Aeroportos, Carlos Lacerda, o vice-presidente de Marketing e Comunicação da TAP, Abílio Martins; o director-geral da EasyJet, Javier Gandara; e o director-geral da Melair, Francisco Teixeira. Com efeito, acessibilidades aéreas e marítimas competitivas, assentes em infra-estruturas capazes, são factores chave para a mobilidade inerente a esta nova Europa das Regiões, sobretudo quando Portugal, na sua condição periférica, se posiciona como destino de referência.
O 29º Congresso da AHP traz ainda para o debate outros quatro grandes temas: ‘Como crescer sem perder a identidade?’; ‘As Pessoas: a aposta de sempre, os reptos do futuro’; ‘The Future of Hotel Revenue Management: Big Data, Business Intelligence & Analytics para hoteleiros’; e ‘Novas tendências do alojamento – The Hotel. The Hostel. The House’.
Os Congressos da AHP são abertos a todos os que desenvolvem actividades no turismo ou com ele relaccionadas, pelo que conta anualmente com parceiros de referência, como Recheio, BMW, NOS, Samsung, entre outros, essenciais para a dinamização e desenvolvimento do sector. Esta edição conta com o apoio institucional do Turismo Centro de Portugal.
Foto: Anabela Loureiro