No inquérito realizado aos membros da Organização Mundial do Turismo sobre qual o produto ou ideia-chave para promover Portugal no exterior, a maioria escolheu o vinho. Este produto ultrapassou o tradicional “Sol e Mar”.
O inquérito inserido no estudo “The Image of Portuguese Tourism” foi realizado pelo Instituto de Turismo (IPDT) junto de vários membros da Organização Mundial do Turismo (OMT), oriundos de mais de 30 países. Os dados divulgados hoje em Vila Nova de Gaia contrariam a ideia tradicional que se tem em relação ao turismo português.
As estatísticas continuam a considerar o produto “Sol e Mar” como um dos mais escolhidos pela procura internacional, para o Governo este também continua a ser um dos produtos estratégicos para a indústria do turismo nacional, mas os inquiridos pela OMT/IPDT não são dessa opinião e elegeram o vinho como a principal imagem de marca turística de Portugal (35%).
Relativamente ao produto ou ideia-chave mais associado ao turismo português, 31% respondeu o vinho e apenas 17% escolheram o “sol e mar”, seguindo-se o património (16%), o golfe (14%) e a gastronomia (14%).
Fruto de campanhas internacionais e de participação em feiras, os vinhos nacionais são cada vez mais conhecidos “além-fronteiras” e ganham cada vez mais projecção internacional.