A 1ª edição do Tourism Up chegou ao fim e o município de Góis recebeu, nos dias 27 e 28 de Outubro, o 2º bootcamp e a final do programa de aceleração promovido pelos Territórios Criativos e o Turismo de Portugal.

O primeiro dia foi repleto de sessões formação, momentos de trabalho entre as equipas e os mentores, e sessões de feedback com entidades convidadas de vários locais do País, nomeadamente o Turismo do Centro de Portugal, Gastão Cunha Ferreira, A2S, Município de Coruche e o Microcrédito Millennium bcp.

No dia 28, na sessão de apresentação final, o júri foi constituído por Carlos Abade do Turismo de Portugal, Pedro Neto do Grupo Moneris, José Borralho da APTECE, Isabel Neves do Clube Business Angels de Lisboa, Ana Barjasic da Global Entrepreneurship Network, Paulo Andrez da EBAN e Frederico Lucas dos Novos Povoadores.

O grande vencedor do programa foi o projecto Nómadas, que integrou o Tourism Up com o objectivo de tornar Vouzela na ‘Capital da Aventura’, através do turismo de aventura. O segundo lugar foi atribuído ao projecto EcoCubo, um projecto de animação turística e arquitectura, destinado ao turismo de natureza e aventura, que pretende de potenciar genuínas experiências de imersão na natureza.

Os membros do júri atribuíram o terceiro prémio a dois projectos dada a potencialidade de ambos, A Apicultora e Isatour. O primeiro, vindo de Coruche, pretende alargar o projecto através da oferta de experiências apícolas. A Isatour, projecto de Vouzela, é um Alojamento Local e de Ecoturismo que está a desenvolver a vertente de Turismo Inclusivo, adaptando a cegos e amblíopes.

Assim, após um roadshow pelos municípios de Mafra, Coruche, Góis, Alvaiázere, Vouzela e Idanha-a-nova, um mês de muito trabalho por parte dos empreendedores participantes e dois bootcamps, em Alvaiázere e Góis, a primeira edição do Tourism Up chegou ao fim, com a garantia, por parte do administrador do Turismo de Portugal, Carlos Abade, de que “este programa espelha o melhor do que se pratica no empreendedorismo em Portugal”.

A realização de uma próxima edição foi adiantada por Luís Matos Martins, administrador dos Territórios Criativos, que afirmou que “os Territórios Criativos têm a ambição de, em conjunto com o Turismo de Portugal, continuar a afirmar os destinos turísticos de baixa densidade com produtos inovadores e integrados”.