‘Intelligence Is Our Destination’ é o tema da edição deste ano do Smart Travel que decorre, nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro, no auditório Municipal Paulo Quintel, e que traz a Bragança Charles R. Wolfe, um dos mais activos especialistas mundiais em urbanismo e cidade.

O Smart Travel 2017 vai debater o futuro do turismo em cidades inteligentes de pequena e média dimensão, enquanto alternativa para o turista que procura um destino único, diferenciador e inteligente.

Charles Wolfe, especialista mundial em urbanismo e cidades, marca presença neste evento e partilha o seu conhecimento desafiando entidades locais a ir além da observação urbana.

Bragança, cidade no top 4 das cidades mais inteligentes de Portugal, de acordo com o Portugal Smart City Index Portugal, organiza o evento internacional Smart Travel 2017, nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro. Durante dois dias, serão apresentadas novidades que pretendem colocar ênfase no desenvolvimento económico, social e sustentável dos territórios de baixa densidade, especialmente das cidades e regiões periféricas, através de alternativas inteligentes para atrair turistas que valorizam a originalidade e autenticidade de cada destino.Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança, refere: “Bragança organiza, desde 2014, este evento de grande importância nacional e internacional, uma vez que coloca Bragança como centro da discussão global sobre o futuro do turismo nas regiõe

s periféricas, estando em linha com o posicionamento de cidade criativa e inteligente para o qual temos vindo a trabalhar”. Acrescenta, ainda, que “organizar o Smart Travel, em Bragança, significa levar o nome e a imagem da cidade além-fronteiras, significa promover um evento tecnológico, criativo e inovador e promover uma reflexão urgente para o futuro sustentável das cidades”.

A quarta edição do Smart Travel vai centrar-se no turismo e na relação do turismo inteligente com pequenas e médias cidades inteligentes. Pretende-se debater e explorar novas oportunidades para as cidades mais periféricas, enquanto opções alternativas às grandes metrópoles e capitais e enquanto destinos naturais e genuínos, que são cada vez mais tecnológicos e criativos, mas, também, mais justos e sustentáveis.

Charles R. Wolfe, um dos mais activos especialistas mundiais em urbanismo e cidade, inicia em Portugal, no Smart Travel 17, uma tour internacional, onde partilha a sua perspectiva sobre as cidades. Charles Wolfe tem ajudado cidades em todo o mundo a encontrar formas de minimizar o esforço e sacrifício de garantir o futuro, honrando o passado e decidindo de forma inteligente no presente. Durante a sua visita a Portugal, Charles Wolfe vai desafiar entidades locais (empresas, instituições, residentes, técnicos e políticos) a ir além da observação urbana.

O evento Smart Travel teve a primeira edição em 2014. Neste evento, uniram os tópicos de Cidades Inteligentes e Turismo e Destinos Inteligentes, criando uma reflexão e debate sobre o que estava para chegar. A cidade de Bragança e a região do Nordeste Transmontano tornaram-se um epicentro da discussão global sobre o futuro do turismo em regiões periféricas, áreas protegidas e como preservar o património cultural e natural garantindo um retorno justo para as populações através de uma estratégia baseada em sustentabilidade, criatividade e inovação.

Em edições anteriores, o Smart Travel acolheu nomes de importantes especialistas com reconhecimento global, como Boyd Cohen, Rob Adams, Igor Calzada, Inigo La Serna, Manel San Roma, Dimitrius Buhalis, Mara Balestrini, Saskia Beer, Lorenzo Cantoni, Carlos Moreno, Esteve Almiral.