Segundo um estudo encomendado pela Região de Turismo do Algarve (RTA), o Turismo de Natureza representa 23% das dormidas no Algarve. O objectivo deste documento é procurar caminhos para transformar a natureza algarvia num destino de excelência.

O estudo revela que projectos como a Via Algarviana, a Ecovia do Litoral e a Rota Vicentina têm vindo a ajudar o crescimento deste segmento que, desde 2009, assistiu a um aumento de 50% no número de empresas algarvias dedicadas ao turismo de natureza. Também entre 2012 e 2013, a taxa de crescimento do volume de negócios das empresas de animação turística na região atingiu os 17%.

O estudo sugere que deve ser implementada uma estratégia integrada ao nível do marketing, um reforço em acções de promoção externas e a necessidade de reforçar a aposta em eventos de projecção internacional na área do Turismo de Natureza como contributo à consolidação da estratégia regional de turismo. Como se pode ler no estudo: “A oferta regional deve assentar numa óptica de sustentabilidade, focando a conservação e preservação dos ambientes naturais, a melhoria do bem-estar das populações locais e a valorização dos recursos culturais”.

Este estudo teve como objectivo desenvolver um plano de marketing estratégico para o Turismo do Algarve que permita afirmar-se como destino turístico de excelência.

Foto: Turismo do Algarve