Ontem, no Porto, o ministro da Economia anunciou a criação de uma linha de apoio ao turismo no valor de 150 milhões de euros num horizonte até 2015.
Segundo António Pires de Lima, este novo instrumento de apoio à economia “permitirá criar condições para alargar os prazos de reembolso dos empréstimos contraídos junto da banca pelas empresas do sector”, aumentando a competitividade do sedtor turístico português. O mesmo estará disponível nas redes dos oito bancos aderentes (BPI, BES, Banco Internacional do Funchal, Santander Totta, Crédito Agrícola, CGD, Montepio Geral e Millennium BCP), já a partir de hoje.
António Pires de Lima, em comunicado no portal do Governo, defendeu que o “turismo é um dos mais dinâmicos e competitivos sectores da nossa economia, que tem tido um comportamento notável nos últimos meses e que tem contribuído decisivamente para o equilíbrio da nossa balança de pagamentos”. Referiu ainda que, este ano, “Portugal bateu vários recordes de receitas turísticas”, por isso mesmo apresentou o “maior montante de sempre para o mês de Julho, o maior montante de sempre para o acumulado dos primeiros sete meses, o maior excedente entre receitas e despesas no mês de Julho e também o maior excedente entre receitas e despesas para o acumulado”. Acrescentando que “não esqueço que 8% do emprego está no turismo”.
Portal do Governo
Foto: Anabela Loureiro