O Turismo de Portugal e a ViniPortugal estabeleceram uma parceria com o objectivo de potenciar a promoção e a comercialização internacional do País enquanto destino turístico e produtor de vinhos.
A assinatura do protocolo contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, e do secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.
Esta iniciativa visa dar origem à concertação de estratégias de actuação e desenvolvimento de acções conjuntas, sob as marcas VisitPortugal e Vinhos de Portugal, com referência a empresas de vinhos e de turismo nas iniciativas de promoção e comercialização.
Está ainda prevista a integração dos Vinhos de Portugal em mostras e iniciativas de formação para jovens e profissionais do sector, bem como a estruturação da oferta enoturística nacional, identificando “Centros de Turismo de Vinho” de excelência.
O presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, salientou que “a gastronomia e vinhos é um produto estratégico para o desenvolvimento turístico do País, nomeadamente em mercados prioritários como Reino Unido, França e Holanda”. Acrescentando que “a gastronomia e vinhos é uma das razões para a escolha de Portugal enquanto destino de lazer, com 88% dos turistas a ficarem muito satisfeitos com o contacto com experiências nesta área. O elevado nível de acolhimento e bem-receber dos portugueses, associados ao bom clima e à boa gastronomia e vinhos, fazem de Portugal um destino de excelência, pelo que esta união de esforços contribui para a diferenciação e qualificação da oferta turística nacional”.
Já o presidente da ViniPortugal, Jorge Monteiro, afirmou que “importa promover a marca Portugal associada a outros produtos ou sectores que procurando um mesmo posicionamento se alavanquem reciprocamente como é o caso presente. Acresce que sendo o Turismo uma actividade transversal, que engloba a Gastronomia mais sentido faz este cruzamento. Em particular gostaríamos de ver o Enoturismo a ocupar em termos de valor económico o lugar que merece. Ganha o Turismo e ganha o Vinho.” O mesmo responsável sustenta ainda que “gostaríamos também de contribuir para um reforço da formação sobre Vinhos no canal Horeca, pois temos a perceção que nem sempre a qualidade do serviço do vinho na Restauração acompanha a qualidade dos nossos vinhos. Nota-se uma evolução muito positiva, mas há ainda muito trabalho a fazer”.
Foto: The Yeatman Hotel