A conferência “Engenharia Natural: um novo paradigma para o desenvolvimento sustentável” vai decorrer nos dias 23 e 24 de Maio, no Campus do Lumiar, em Lisboa. Este evento Engenharia Natural no contexto actual e no âmbito da sustentabilidade.
A Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente vai levar a cabo este seminário que parte do pressuposto que “o ser humano tem como principal vantagem adaptativa a capacidade de reconhecer o seu ambiente e, através do seu imaginário, intervir nele de modo a potenciar as funções que o beneficiam e a contrariar aquelas que o prejudicam”.
Como a organização refere: “Ao longo dos milénios esta capacidade de gerir o ambiente tomou muitas formas, desde a domesticação de plantas e animais, a irrigação, a construção de abrigos até às profundíssimas alterações que hoje observamos na Terra”. Neste sentido, “a Engenharia Natural é um ramo da engenharia que tem como objecto o território e que procura optimizar os processos construtivos numa perspectiva simultânea de funcionalidade estrutural e ecológica. Tem como exigência que as suas intervenções se insiram o mais harmoniosamente possível nos sistemas naturais”.
Por isso, “no contexto de alterações climáticas e escassez de recursos que muitas zonas do globo enfrentam, a Engenharia Natural surge como uma importante ferramenta de harmonização e renaturalização da interacção entre o homem e o meio ambiente. Poderá constituir um novo paradigma para o desenvolvimento sustentável”.
Foto: Anabela Loureiro