Os ministros responsáveis pelo Ambiente de Portugal e da Espanha vão apresentar cinco planos de gestão das bacias hidrográficas dos rios internaciomais até ao Verão de 2015. Com isto, pretendem ser um bom exemplo em matéria de água.
O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Ambiente, Jorge Moreira da Silva, afirmou, no final de uma reunião com a homóloga Isabel García Tejerina, em Lisboa, que “hoje confirmamos mais uma vez a disposição de avançarmos para a elaboração, com mais coordenação e articulação, dos novos planos de bacia tal como estava prevista na Convenção de Albufeira”.
Jorge Moreira da Silva explicou que a elaboração comum dos cinco planos das bacias dos rios Minho, Lima, Douro, Tejo e Guadiana, mostram que “Portugal e Espanha têm um trabalho pioneiro, inovador, feito nesta área nos últimos 15 anos”, sendo, por isso, “exemplo internacional de boa coordenação na gestão de cinco bacias comuns”.
Já a ministra da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente de Espanha, Isabel García Tejerina, salientou o “trabalho extraordinário” que Espanha e Portugal têm feito neste sector, referindo que querem “ser um exemplo de coordenação em matéria de água para outros países da União Europeia”.
Os dois ministros discutiram também assuntos relacionados com a conservação da natureza, a qualidade do ar e a nova agenda para o crescimento verde.
Foto: Rio Guadiana