Vai decorrer hoje, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 3ª edição do PCEEE - Portugal em Conferência por uma Economia Energeticamente Eficiente. Este evento é promovido pela Quercus, pelo CENSE da FCT-UNL, pelo ISR da Universidade de Coimbra e pelo CESUR do IST-UL.

A sessão de abertura inclui a intervenção do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, seguida da intervenção de dois oradores estrangeiros convidados. A conferência conta ainda com a participação de uma comissão científica relevante na área eficiente energética e com cerca de 150 participantes, entre investigadores, órgãos da administração central ou local, organizações não-governamentais, agências de energia, empresas ou outros.

 Esta edição do PCEEE surge sob o tema "Eficiência Energética como Factor de Competitividade", com o objectivo de promover o intercâmbio de informação entre os vários promotores da eficiência energética em Portugal nas áreas de Cidades e Redes, Edifícios, Comportamentos, Indústria, Transportes e Mobilidade e Política.

Como a Quercus avança, “o tema da eficiência energética está cada vez mais na ordem do dia por ser um dos meios de redução do consumo de energia na Europa, com consequências económicas e ambientais relevantes, tais como a redução de dependência energética do exterior e a redução de emissões de gases de efeito de estufa. Também o actual Governo tem defendido uma meta vinculativa de eficiência energética de 40% para a União Europeia, a alcançar em 2030”.

É neste contexto que surge o PCEEE que pretende dar a conhecer o trabalho de investigação e de desenvolvimento, em painéis temáticos, bem como, dar destaque à aplicação de soluções que permitam um salto quantitativo e qualitativo face ao passado recente. A necessidade de estimular o uso eficiente da energia é urgente, sendo fundamental refletir sobre o que correu melhor e pior para que seja possível delinear linhas de intervenção estratégica para o futuro, com os oradores convidados.