A divulgação de resultados e entrega de prémios do 1º Concurso Nacional de Fotografia Quercus – BMW  i  - decorreu no jardim de Montes Claros, no Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.

Durante a cerimónia estiveram expostas as 100 fotografias inéditas e premiadas, distribuídas pelas categorias temáticas que estiveram a concurso: “Natureza e Paisagem”, “Flora Autóctone tem Vida”, “Aves”, a que acresce o “Prémio Especial BMW i”.

Na categoria de “Natureza e Paisagem” o primeiro lugar foi para a fotografia ‘Amanhecer em Marvão’, de autoria de João Pedro Costa. Na categoria “Flora Autóctone tem Vida”, o primeiro premiado foi ‘Carnívora’ de Hugo Daniel Gomes Amador. Na categoria “Aves”, destacou-se ‘Peneireiro em voo’, de Eduardo Jorge Pereira Barrento. E o Prémio Especial BMW i, um prémio especial da BMWi para mobilizar as pessoas para a preservação dos recursos naturais do Planeta, foi para ‘Água’, de Diogo Ennes Ferreira Sayanda.

A Quercus e a BMW  i consideram que a promoção e divulgação da fotografia de natureza é uma das melhores formas de sensibilizar os cidadãos para as questões do ambiente, da conservação e da biodiversidade. A iniciativa conta com o apoio da BMW  i nas próximas edições e pretende afirmar-se como o mais importante concurso de fotografia de natureza a nível nacional.
No âmbito das comemorações nacionais do 30º Aniversário da Quercus, as 100 fotografias premiadas formarão uma exposição itinerante que percorrerá o País ao longo do ano de 2015.

Foto: ‘Amanhecer em Marvão’, de autoria de João Pedro Costa