O Governo anunciou que vai adoptar novas medidas com vista a promover o crescimento do mercado de veículos eléctricos em Portugal. Até ao final de 2015, deverão ser instalados no País 49 pontos de carregamento eléctrico rápido.

A medida avançada pelo ministro do Ambiente ao Expresso, explica que os postos vão ser espalhados pelo território nacional, sendo 15 destinados a cidades e 34 a auto-estradas: “Passa a ser possível ir de Vila Real de Santo António a Bragança ou de Lisboa a Castelo Branco sem correr o risco de ficar pelo caminho”.

Jorge Moreira da Silva salientou também que estes pontos permitirão carregar os veículos em 30 minutos, ao invés das seis a sete horas necessárias de carga nos postos convencionais.

O Executivo pretende, assim, promover a reconversão dos postos de Mobi.E convencionais já instalados, “seguindo uma estratégia de liberalizar a rede de carregamento na via pública, transferindo para as câmaras municipais e para estações de serviço a gestão e manutenção”.

A medida foi bem recebida pelas fabricantes de automóveis, uma vez que dos mais de mil postos de carregamento para carros eléctricos que existe actualmente, muitos deles encontram-se em estado degradado e mal distribuídos territorialmente. Além disso, estimava-se que, em 2014, apenas cerca de 500 viaturas eléctricas estivessem a circular em Portugal. 

Foto: Câmara Municipal de Lisboa