A empresa Águas de Barcelos anunciou que, através de um sistema de controlo do consumo de água, conseguiu alcançar uma poupança de 4,5 milhões de euros. Esta redução foi feita ao longo de dez anos e as perdas de água caíram de 41% para 19%.
Em comunicado a Águas de Barcelos declara que “no concelho de Barcelos, o esforço de redução das perdas de água iniciado em 2005 permitiu que, em 2012, a água não facturada representasse 22% da água entrada no sistema público e, em 2014, 18,8%. Este valor constitui um marco importante nos objectivos da empresa de aumento da eficiência, a par da melhoria do serviço prestado ao utilizador final”.
Segundo esta empresa, “o aumento significativo da eficiência na exploração do sistema de abastecimento permitiu reduzir o custo da compra de água entrada no sistema público em cerca de 4,2 milhões de euros”. Explicando que “este valor corresponde ao acréscimo da compra de água que seria necessário, caso as perdas se mantivessem nos 41% de 2004”.
A principal razão que está na origem da redução das perdas de águas da rede pública fica a dever-se “aos investimentos realizados no cadastro digital das redes e na sua gestão através de um sistema de informação georefenciado (SIG)”, lê-se no comunicado. O sistema de telegestão, que permite monitorizar, 24 horas por dia, o volume de água entrada em cada zona de abastecimento, o equipamento de detecção activa de fugas, o sistema de gestão das avarias, bem como numa equipa dedicada às perdas contribuíram também para a redução das perdas de água.
Recorde-se que estes sistemas foram implementados no âmbito de um projecto nacional iPerdas - Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas, promovido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Addition e a Universidade Politécnica de Valência, em Espanha. Este projecto, concluído em Abril deste ano, e que integrou 17 entidades gestoras de água, “teve como objectivo capacitar e apoiar as entidades gestoras na implementação de um programa de redução de perdas de água e aumento da eficiência energética em sistemas de abastecimento de água”.
Refira-se que a empresa Águas de Barcelos possui uma rede de abastecimento com cerca de 1.281 quilómetros, abastece 61 freguesias e uniões de freguesias e um total de 36.515 consumidores.