A Galp Energia e a Vivapower iniciam a substituição de mais de 20 mil lâmpadas convencionais em 8.500 semáforos de Lisboa por ópticas LED mais eficientes e com menores consumos energéticos.

 

Por via desta substituição, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) reduzirá os consumos de electricidade nos semáforos de toda a cidade de Lisboa em quase 95%, ou seja, uma economia de cerca de 850.000 euros por ano.

O modelo contratual proposto pela Galp Energia e pela Vivapower, que foram seleccionadas pela CML através de concurso público, prevê que o custo de aquisição e substituição dos novos equipamentos seja integralmente suportado pelo consórcio que constituíram para o efeito, sendo remuneradas pela partilha do valor das economias efectivas proporcionadas à CML, ao longo de um período de 24 meses. 

Esta acção insere-se na Estratégia de Eficiência Energética da autarquia da capital, desenvolvida pelo município e pela Agência de Energia e Ambiente, Lisboa E-Nova.

Segundo o vereador José Sá Fernandes, “o projecto reflecte o objectivo de tornar Lisboa uma cidade energeticamente mais eficiente, mas também mais evoluída em matéria de segurança rodoviária, atendendo que a nova tecnologia LED permitirá aumentar a visibilidade nos semáforos”.

Este modelo enquadra-se no programa de eficiência energética para o sector público Eco.AP, sendo o primeiro contrato de performance energética realizado com uma entidade pública em Portugal.

O processo de substituição das 20 mil lâmpadas deverá estar concluído até ao final do ano.

Com este projecto, a Galp Energia reforça a sua presença enquanto operador eléctrico no sector do Estado, onde ganhou mais de 75 concursos públicos em 2014, assegurando atualmente o fornecimento de electricidade a mais de 1.700 instalações públicas, entre as quais todos os hospitais que dependem directamente do Ministério da Saúde, tribunais, prisões, instalações dos três ramos das Forças Armadas, Polícia Judiciária e outras.

A Vivapower Selfenergy é uma Empresa de Serviços Energéticos (ESE) que actua em todos os domínios da energia, numa perspectiva integrada, nomeadamente nas áreas da Produção de Energia, Sistemas e Soluções de Eficiência Energética, Gestão de Activos e Celebração de Contratos de Desempenho Energético. Detêm uma vasta experiência e know-how no desenvolvimento de projectos de energias renováveis e eficiência energética nas mais variadas áreas de negócio, com destaque para o sector público, indústria, serviços, transportes, banca, saúde e hotelaria. 

Foto: Site Câmara Municipal de Lisboa