O programa de Mobilidade Sustentável para Administração Pública (Eco-Mob) entra hoje em vigor. O mesmo prevê alterar os hábitos de mobilidade dos funcionários públicos, nomeadamente através do uso de veículos eléctricos e bicicletas.
A resolução do Conselho de Ministros referente ao Eco-Mob foi aprovada a 25 de Junho e publicada em Diário da República. Este programa visa diminuir o uso de viaturas, de emissão de CO2, de consumo de energia, nomeadamente a factura energética, e simultaneamente promover o recurso a energias renováveis.
Até 2020, o Estado prevê incrementar uma frota de 1.200 veículos eléctricos e com isso poupar 50 milhões de euros. Além disso, quer também motivar a partilha de viaturas e o uso de bicicletas, indo, para o efeito, criar zonas de estacionamento para bicicletas junto dos edifícios dos organismos do Estado.
Recorde-se que foram traçadas metas ambientais nacionais que pretendem reduzir as emissões de 30 a 40% em 2030, face aos níveis de 2005, e ter 40% de energias renováveis no consumo final de energia, o que representa 80% de electricidade renovável.
Imagem: Renault Zoe