O programa Bussaco digital da Fundação Mata do Bussaco (FMB) foi distinguido com o prémio ‘Melhor Projecto de Comunicação em Áreas Naturais da Europa’. Esta iniciativa pretende, acima de tudo, promover a plantação de árvores.
Este galardão foi entregue à FMB durante a Europarc Conference 2015, que se realizou na Alemanha, em torno da temática: “Áreas protegidas num mundo em mudança”. Este evento reúne anualmente membros e organizações ligadas à natureza a nível mundial.
O presidente da FBB, em declarações à agência Lusa, explicou que este prémio - ‘Natura 2000 Comunication’ - foi atribuído pela Federação Europarc, “uma das mais relevantes instituições europeias no que concerne à gestão e conservação da natureza”.
António Gravato fez a ressalva para o facto de, muito embora o programa Bussaco digital ainda estar “em fase piloto”, a realidade é que já é considerado “um excelente exemplo de comunicação”. Com efeito, foi considerado “o melhor trabalho de comunicação e informação para áreas naturais realizado no espaço europeu”, tendo triunfado “numa categoria que contou com vinte projectos finalistas oriundos de diversos países europeus”, salienta.
O programa premiado é uma plataforma informática online que permite plantar árvores na Mata Nacional do Buçaco “apenas à distância de um clique”, esclareceu o presidente da fundação. O utlizador do website tem apenas de “adquirir e dedicar uma das árvores centenárias existentes na mata a alguém especial, baptizar a árvore plantada, bem como acompanhar o desenvolvimento desta, através da sua monitorização por meio de coordenadas GPS”, informa a FMB.
O Bussaco digital foi desenvolvido pela FMB em parceria com a Universidade de Aveiro, a Fundação PT e o SAPO Labs, e visa “contribuir para a reflorestação da mata”, em particular das áreas atingidas pelo temporal que assolou em 2013 este espaço, com uma área total de 105 hectares, no concelho da Mealhada, distrito de Aveiro.
Recorde-se que o Bussaco digital foi um dos projectos europeus finalistas, em 2014, no ‘Green Project Awards’, ao nível d inovação e sustentabilidade.
Foto: Site Bussaco digital