A Parceria Portuguesa para a Água (PPA) vai organizar no dia 27 de Janeiro, no Pequeno Auditório do LNEC, em Lisboa, a conferência “O sector da água em economias emergentes euroasiáticas: Geórgia, Montenegro, Tajiquistão e Sérvia”.
Esta é uma sessão integrada na participação da PPA no Environmental Perfomance Review (EPR) – UN.ECE que vai contar na sessão de abertura com a participação do presidente da PPA, Francisco Nunes Correia, e, ainda a confirmar, do Embaixador da Sérvia em Portugal, Oliver Antić, do Embaixador da Geórgia em Portugal, Kgiorgi Gogorgiladze, e do Consul Honorário de Carlos Pereira Pinto Montenegro no Porto.
De acordo com o programa desta conferência a Geórgia “tem recursos hídricos consideráveis, mas uma distribuição de água irregular com problemas de manutenção da qualidade da água devido à sua contaminação por águas residuais não tratadas. A gestão integrada dos recursos hídricos requer uma abordagem estratégica e eficiente”. Já Montenegro “necessita de novos planos de gestão de água para as regiões hidrográficas do Adriático, a adoptar em 2016, que ainda não foram desenvolvidos. Há um longo caminho a percorrer na gestão de recursos hídricos e no ordenamento do território neste país”.
Relativamente ao Tajiquistão, este “é um país com recursos hídricos abundantes mas com algumas fragilidades institucionais, bem como um financiamento inadequado e infra-estruturas obsoletas no sector da água. Existem vários desafios no uso e protecção dos recursos hídricos para este país”. E por fim a Sérvia “carece de um investimento em novas infra-estruturas e equipamentos com base numa sustentabilidade económica e financeira das empresas dos serviços de água. Existe um elevado nível de perdas na rede de distribuição de água que afecta severamente o nível de eficiência dos serviços de água na Sérvia”.
Esta conferência vai contar com o keynote Antoine Nunes, da United Nations Economic Commission for Europe / Environmental Affairs Officer - Environment Division; o EPR da Geórgia e do Tajiquistão serão apresentados por Ana Katila Ribeiro da AdP Internacional; o EPR Montenegro que será exposto por António Guerreiro de Brito, professor do Instituto Superior de Agronomia e Administrador; e o EPR Sérvia está a cargo de Carlos Raposo, director de Projetos & Tecnologia da Sisaqua (Grupo Consulgal), e de Rui Godinho, presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas.
Foto: "Панорама Нови-Сада" por Соколрус - Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons – Novi Sad/Sérvia