A Sotecnisol venceu o concurso público ‘Projecto Bioenergia’ no Alto Alentejo. Trata-se de um projecto de bioenergia inovador para o Instituto Politécnico de Portalegre.

Esta empresa portuguesa, que opera nos sectores da Engenharia, Construção, Água e Ambiente e Energia, ganhou a adjudicação de quatro lotes do concurso público ‘Projecto Bioenergia’ lançado pelo Instituto Politécnico de Portalegre, nomeadamente o sistema de secagem industrial de biomassa, o gaseificador, a caldeira e a unidade de carregamento.

No âmbito deste projecto, a participação da Sotecnisol Energia envolveu o fornecimento de equipamentos industriais que utilizam a biomassa como fonte de energia, no caso da caldeira e do gaseificador, ou preparam a biomassa para ser utilizada nos equipamentos anteriores, no caso o secador industrial e a unidade de carregamento.

Completa o sistema de biomassa o moinho de martelos que destroça a biomassa em unidades de menor volumetria.

Este projecto, de forte relevância para a economia do Alto Alentejo, visa a criação e instalação de uma incubadora de empresas de base tecnológica focada na área da Bioenergia com base numa forte componente de actividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT).

A incubadora de base tecnológica contemplará as componentes seguintes: suporte à criação de empresas; suporte tecnológico de unidades de produção de combustíveis a uma escala piloto; suporte laboratorial na área da química, materiais e microbiologia.