A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, em parceria com a Global Media, irá promover no próximo dia 14 de Abril, das 9h00 às 13h00, o debate ‘Energia Inteligente conectada ao século XXI’.
O evento pretende analisar e explorar os desafios e o futuro da habitação na era da Internet das Coisas (IoT). “A combinação de dispositivos móveis e tecnologias de operação remota torna as casas em locais inteligentes e está a transformar o modo como vivemos, incrementando a interação e o conforto, enquanto maximiza a eficiência energética e economiza os custos associados ao consumo de energia,” adianta Carlos Duarte, Engineering Offices & Trainning Center Manager da Schneider Electric.
O conceito de ‘smart homes’ tem vindo a ganhar destaque, reforçado pelo aumento da conetividade, seja através de smartphones, tablets ou equipamentos interconectados, sendo atualmente uma realidade em algumas habitações portuguesas, ou não fosse Portugal um dos países com mais ‘early adopters’ da tecnologia de ponta.
“A Internet das Coisas está cada vez mais presente no dia-a-dia dos utilizadores e é possível estarmos hoje a gerir as nossas casas através de um smartphone da mesma forma que podemos estar em casa a tomar decisões sobre a gestão do nosso local de trabalho”, acrescenta Carlos Duarte.
Moderada pelo jornalista António Perez Metelo, esta conferência será dividida em dois painéis, o primeiro sobre ‘Reabilitação urbana - funções e exigências do novo habitat’ e o segundo sobre ‘O impacto do turismo na requalificação das cidades’. Os dois painéis contarão com um vasto leque de oradores entre os quais conta-se Carlos Duarte; Hugo Santos Ferreira, secretário geral da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários; Nuno Malheiro, presidente do Conselho de Administração do FOCUS GROUP; Fernando Ferreira da Ecobuildings Marketing Manager, Schneider Electric Portugal; Álvaro Santos, presidente da Porto Vivo - Sociedade de Reabilitação Urbana; Cristina Siza Vieira, presidente Executiva da Associação dos Hotéis de Portugal; e João Carlos Gomes, director técnico do EVOLUTION Lisboa e Myriad by SANA.